O Reconexão Periferias reuniu pela primeira vez, na última quinta-feira, 11 de agosto, seu Conselho Consultivo, com o intuito de apresentar as atividades realizadas até o momento pelo projeto e debater com os conselheiros os próximos passos.

O evento teve a participação de ativistas e intelectuais de várias regiões do Brasil: Eduardo Ribeiro, da Iniciativa Negra Por Uma Nova Política Sobre Drogas; Lamartine Silva, do Movimento Hip Hop; Claudinho Silva, da Bocada Forte Hip Hop; Renato Freitas, vereador e advogado; Tainá de Paula, vereadora, arquiteta e urbanista; Helena Abramo, socióloga e pesquisadora; Carol Bispo, da Associação Elas Existem Mulheres Encarceradas; Érica Peçanha, antropóloga e pesquisadora; Laís Abramo, socióloga e pesquisadora; Nazaré Cruz, professora e membra da Conen; Kian Lemos; do Coletivo Entre Beco; Dione Silva; e Douglas Belchior. E também da equipe do Reconexão: Artur Henrique, Isaías Dalle, Juliana Borges, Léa Marques, Matheus Tancredo Toledo, Paulo Ramos, Rose Silva, Ruan Bernardo, Sofia Toledo, Victoria Lustosa Braga e Vilma Bokani.

Na abertura, o coordenador do projeto Paulo Ramos disse que os conselheiros estão sendo convidados a pensar o papel do projeto nesse período, que corresponde a um novo momento para o Partidos dos Trabalhadores e a esquerda em meio ao aumento do conservadorismo.

O diretor da Fundação Perseu Abramo Artur Henrique destacou tratar-se de um dia marcante para a democracia por conta de tudo que hoje está sendo ameaçado. Falou sobre a interseccionalidade do projeto, que está sendo realizado pelas diversas áreas da Fundação Perseu Abramo e profissionais com formações diversas. Por fim, disse que o grande desafio é que as temáticas envolvendo as periferias sejam transformadas em prioridades em todos os espaços: no PT, na política e também na FPA.

Após a apresentação sistematizada de todas as realizações do proejto desde sua criação pelas respctivas áreas, foi aberto um diálogo com os conselheiros, que puderam opinar sobre a continuidade e aperfeiçoamento das iniciativas.

Ficou estabelecido que o Conselho deverá reunir-se quatro vezes por ano, sendo uma delas presencialmente. A próxima reunião ocorrerá após o encerramento do processo eleitoral.

Acesse aqui informações do projeto Reconexão Periferias.

Conheça o Conselho.

`