O juiz federal substituto da 10ª Vara Ricardo Augusto Soares Leite rejeitou a denúncia contra o ex-ministro Aloizio Mercadante no caso envolvendo as falsas acusações de que ele teria tentado impedir a delação do ex-senador Delcídio do Amaral. A decisão do juiz segue o mesmo entendimento do Ministério Público Federal (MPF) que, em abril, já havia solicitado a rejeição da denúncia contra Mercadante por falta de elementos mínimos a justificar a abertura de um processo penal.

Na decisão, o juiz acatou o argumento da defesa e do MPF sobre a ausência e justa causa, ou seja, reconhece que não há comprovação de que a ajuda oferecida por Mercadante à Delcídio Amaral objetivava evitar a celebração de acordo de colaboração premiada.

Mercadante sempre defendeu que as conversas que teve com o Sr. Eduardo Marzagão, então assessor de Delcídio do Amaral, eram uma iniciativa de caráter eminentemente pessoal e político de solidariedade. Também que jamais houve qualquer tentativa de impedir a delação do ex-senador Delcídio do Amaral, como reconhece, agora, a Justiça.

Quando da divulgação das gravações ilegais e editadas das conversas entre Mercadante e Marzagão, a falsa acusação contra Mercadante teve ampla repercussão na imprensa. Esperamos que essa decisão, que agora reestabelece a verdade dos fatos, tenha o mesmo destaque.

ASSESSORIA DO EX-MINISTRO ALOIZIO MERCADANTE