O Centro Sérgio Buarque de Holanda divulga a estreia de “Mundos do Trabalho e a Independência”, série especial do Labuta, canal de vídeos do LEHMT/UFRJ, em parceria com o LEDDES/UERJ e o Laboratório de Conexões Atlânticas/PUC-Rio. Serão 7 vídeos, todas as quartas-feiras até o dia 7 de setembro, em que historiadoras/es apresentam pesquisas que destacam a diversidade de lutas dos trabalhadores e trabalhadoras na independência do Brasil.

No episódio de estreia, Beatriz Mamigonian (UFSC) conta como o tráfico de trabalhadores/as escravizados/as foi fundamental para a fundação do Estado brasileiro. Marcus Carvalho (UFPE), Adriana Barreto (UFRRJ), João Paulo Peixoto (IFPI), Gladys Ribeiro (UFF), Henrik Kraay (U.Calgary) e Wlamyra Albuquerque estarão nos próximos episódios. Não percam!

Inscreva-se no Labuta: https://youtube.com/c/LEHMTUFRJ

Mundos do Trabalho e a Independência #01 – Beatriz Mamigoniam (UFSC)

Confira aqui o episódio de estreia, em que Beatriz Mamigonian (UFSC) conta como o tráfico de trabalhadores/as escravizados/as foi fundamental no processo de independência do Brasil:

Tem quem diga que em 1822 o povo sequer escutou falar em independência no Brasil. Mas, o processo de emancipação política foi complexo e envolveu muito mais gente do que aqueles espectadores que ouviram o tal “grito do Ipiranga”. Nas disputas de fundação do Império brasileiro havia uma série de projetos em debate que mobilizaram os sentimentos de pertencimento, as possibilidades de ascensão social, as visões de liberdade e conflitos de raça, gênero e classe entre os habitantes do extenso território que deixava de ser colônia. Os trabalhadores e as discussões sobre a organização social do trabalho tiveram muita relevância nesse cenário dinâmico e são tema da série “Mundos do Trabalho e a Independência”. Nos sete episódios da série, historiadoras e historiadores apresentam pesquisas que destacam a diversidade de lutas dos trabalhadores e trabalhadoras na história da fundação do Estado nacional brasileiro.

Mundos do Trabalho e a Independência #02 – João Paulo Peixoto (IFPI)

Confira aqui o episódio #02, em que João Paulo Peixoto (IFPI) fala sobre as expectativas e participação dos povos indígenas no processo de independência do Brasil, bem como suas complexas e diversas relações com os mundos do trabalho naquele período.

 

`