Representantes do Campo Unitário, organização que reúne mais de 30 entidades de trabalhadores e trabalhadoras do campo, das águas, das florestas, indígenas e quilombolas, estiveram novamente na sede da Fundação Perseu Abramo para uma mais uma rodada de conversa sobre as diretrizes do programa de governo do movimento Vamos Juntos Pelo Brasil (PT, PSB, PCdoB, PV, Rede, PSOL e Solidariedade), liderado por Luiz Inácio Lula da Silva e que tem Geraldo Alckmin como vice-presidente. O novo encontro teve a presença de Aloizio Mercadante, coordenador do programa, além de colaboradores de todos os partidos e fundações que integram a coordenação do programa.

O objetivo da conversa foi analisar as mudanças promovidas no texto das diretrizes a partir do primeiro encontro entre o Campo Unitário e a coordenação do programa de governo, realizado em seis de maio. Como tem sido em todo o processo de construção do programa de governo, houve consenso sobre o sentido do texto e os objetivos que o futuro governo está traçando para oferecer sustentabilidade à agricultura familiar, à pesca artesanal e a todas as formas de produção familiar.

Durante a reunião, todos ressaltaram a importância do trabalho da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para garantir tecnologia acessível aos produtores, além de sementes e qualidade. O objetivo é fortalecer a agroecologia, ou seja, a produção de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, respeitando o meio ambiente e operando de forma sustentável. O coordenador do programa de governo e presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante, enalteceu a importância de assumir compromissos em prol da soberania alimentar e do combate à fome no Brasil.

O processo de construção do programa de governo já recebeu mais de 12 mil propostas através da plataforma digital programajuntospelobrasil.com.br. Além disso, a coordenação do programa tem realizados Mesas de Diálogo com entidades, grupos e movimentos para receber propostas.

`