A Fundação Perseu Abramo realizará nos dias 18 e 19 de julho, seminário Duzentos anos de Brasil e a Amazônia: para onde vamos?, integrando a jornada de atividades do Bicentenário 1822 – 2022: Duzentos anos de luta pela independência!

Na segunda-feira, 18 de julho, serão realizadas duas mesas. A primeira, das 9 às 11h30, discute a independência tardia da região amazônica, com palestras de Marilene Corrêa (UFAM), Everaldo Andrade (USP) e Eliana Ramos Ferreira (UFPA).

Das 18 às 20h30, a segunda mesa terá as lutas populares nos duzentos nos do país, com palestras de Nélson Tomelin (UFAM), Kátia Cilene Couto (UFAM) e Luís Balkar Sá Peixoto Pinheiro (UFAM).

 

Na terça-feira, 19 de julho, as mesas discutem educação, ciência e democracia, partir das 9 horas, com participação de Eduardo Silveira Netto Nunes (UFAC), Rita Machado (UEA), João Maurício Gomes Neto (Unir) e Ceane Andrade Simões (Sind-UEA).

E às 18 horas, o tema será floresta e meio ambiente, soberania e os desafios do futuro da região, com Luiz Antonio Nascimento de Souza (UFAM), Mislene M. Mendes (Funai) e Raimunda Monteiro (UFOPA).

O seminário será realizado no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS-UFAM), no auditório Rio Solimões e o evento contará também com apresentação de depoimentos gravados de personalidades e ativistas da região.

Os organizadores desse ciclo em Manaus (AM) são: os professores Everaldo Andrade (USP), Kátia Cilene Couto (UFAM), Eduardo Silveira Netto Nunes (UFAC), Marilene Corrêa (UFAM) e Elen Coutinho (diretora da FPA), Sarkis A. Alves (integrante do CSBH/FPA).

A mesa de abertura contará com a participação da diretora da FPA e secretária de mulheres do PT do Amazonas, Jéssica Italoema, do professor Everaldo Andrade, que integra o Conselho Curador da FPA e de representação da Universidade.

`