Comissão do programa de governo Lula-Alckmin recebe Rede Brasileira de Renda Básica
Representantes dos sete partidos que integram o movimento Vamos Juntos Pelo Brasil (PT, PSB, PV, PCdoB, PSOL, Rede e Solidariedade) se reuniram com integrantes da Rede Brasileira de Renda Básica. A coordenação do programa de governo, liderada por Aloizio Mercadante, presidente da Fundação Perseu Abramo, vem realizando uma série de Mesas de Diálogo com diferentes grupos e entidades. O objetivo é receber propostas que esses setores queiram apresentar.
A reunião com a Rede Brasileira de Renda Básica contou com a participação de integrantes do comitê executivo da RBRB, entre eles o presidente Leandro Ferreira e o presidente de honra, Eduardo Suplicy. O diálogo inicial mostrou a concordância em torno da necessidade de fortalecer programas de transferência de renda dando ênfase maior em crianças e adolescentes. O tema complexo vai voltar a ser discutido em uma nova reunião que ainda não tem data.
A ideia de reconstruir os programas de transferência de renda consta no item 20 das diretrizes do programa de governo: “Um programa Bolsa Família renovado e ampliado precisa ser implantado com urgência para garantir renda compatível com as atuais necessidades da população. Um programa que recupere as principais características do projeto que se tornou referência mundial de combate à fome e ao trabalho infantil e que inove ainda mais na ampliação da garantia de cidadania para os mais vulneráveis. Um programa que, orientado por princípios de cobertura crescente, baseados em patamares adequados de renda, viabilizará a transição por etapas, no rumo de um sistema universal e uma renda básica de cidadania”. O diálogo com a RBRB é uma ferramenta para encontrar caminhos capazes de construir um país menos desigual e livre da fome.
Na última semana, a coordenação do programa de governo realizou Mesas de Diálogo com o Conselho Nacional Popular LGBT e com a Federação Única dos Petroleiros e ainda tem pela frente mais uma série de encontros com outros grupos específicos como a Academia Brasileira de Ciências.
O programa de governo do movimento Vamos Juntos Pelo Brasil recebe propostas dos Núcleos de Acompanhamento de Políticas Públicas ligados à Fundação Perseu Abramo, dos partidos que integram o movimento, das Mesas de Diálogo e através da plataforma digital do programa.
A plataforma digital Juntos pelo Brasil recebeu cerca de nove mil propostas para reconstruir e transformar o país. Mais de 40 mil pessoas visitaram o site da plataforma, com mais 150 mil visualizações das propostas e oito mil downloads das diretrizes para o debate do programa de governo.