Com mediação de Ellen Coutinho, diretora da Fundação Perseu Abramo, nesta segunda-feira, 27 de junho, foi realizada a última edição do programa Pauta Brasil. Depois de várias semanas, primeiro abordando exclusivamente a pandemia de Covid, as consequências, a vida online, a luta pela vacina e contra o desgoverno Bolsonaro, para depois iniciar a fase de análise da conjuntura e todas suas vertentes, agradecemos a quem nos acompanhou até hoje e aos muitos e muitas convidados e convidadas, especialistas de muitos temas, que nos auxiliaram a informar com o devido aprofundamento necessário para o que vivemos.

João Carlos Salles, reitor da Universidade Federal da Bahia, e Ana Vitória Gomes, estudante de Filosofia, diretora de divulgação do Centro Acadêmico Filosófico Cultural do Amazonas e diretora de gênero da União Estadual dos Estudantes, apresentaram os danos reais gerados pelos cortes e ataques ao ensino superior público.

Para João Carlos, é preciso mobilização. “Se o absurdo se repete, nossa resistência precisa se repetir. O diálogo feito pelos reitores, mobilização junto ao parlamento. A sociedade precisa entender que se trata da destruição do futuro acadêmico da nação. Queremos universidades refinadas e para todos. Isso não é paradoxo, é da natureza da universidade”, falou.

O reitor defendeu a universidade como espaço de resistência e embate, inclusive, com as “mazelas que permeiam a sociedade, como preconceitos”. Ele acredita que o maior perigo com a destruição das universidades enquanto espaços de inclusão, de crescimento, de conhecimento compartilhado e surgimento de uma sociedade melhor, é a própria construção do futuro da nação. “A universidade é um valor fundamental para a sociedade, um projeto de nação”, disse João Carlos.

Ana Vitória fez um relato das dificuldades, principalmente a partir do ponto de vista de quem está na região norte do país: “temos que lutar pela universidade, porque nem papel higiênico está sendo oferecido no campus”. Ela abordou as ações do movimento estudantil e as respostas necessárias para os problemas colocados e concorda que a presença na universidade amplia possibilidades e ajuda na construção de novos seres humanos e de um projeto de nação.

O sucateamento das universidades, o urgente investimento em ciência, tecnologia e inovação, inclusão gerada com presenças de negros e negras antes sem acesso, as dificuldades financeiras do ensino público, dos estudantes e a conjuntura nacional estiveram no programa. Assista a íntegra da última edição do Pauta Brasil aqui.

Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizados nas segundas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.mara. Foi eleita por seis anos consecutivos uma das 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

`