O Centro Sérgio Buarque de Holanda, da Fundação Perseu Abramo, disponibiliza ao público a aula pública Luiz Gama, 192 anos: lições de um “extremo democrata” para a atualidade, ministrada pela professora Ligia Fonseca Ferreira.

Em 21 de junho celebramos os 192 anos desse proeminente intelectual, pensador, abolicionista e ativista negro. Nascido livre, filho de Luiza Mahin, foi vendido como escravo aos 10 anos de idade pelo pai, que era branco. Aos 18 anos consegue as provas de que era livre, reconquista sua liberdade, e dá sequência à sua trajetória de luta e vasta produção intelectual.

Ferreira discorre sobre a importância da vida e obra de Luiz Gama, um marco de resistência em pleno século XIX, quando o país ainda vivia sob o horrendo regime escravista. Autodidata, teve pioneirismo no campo literário, autor de poemas satíricos dos quais “fincou a primeira voz negra”, de acordo com Ferreira; no campo político, atuando como ativista para libertar negros e negras, além de escrever largamente sobre o republicanismo, direitos humanos e reforma das instituições; pioneirismo também no pensamento jurídico sob perspectiva negra; no campo da imprensa, onde atuou como jornalista escrevendo para diversos jornais.

Luiz Gama nasceu em 21 de junho de 1830 na Bahia, faleceu em São Paulo em 24 de agosto de 1882.

Confira abaixo a aula completa ministrada pela professora Ligia Fonseca Ferreira, que trouxe uma rica exposição de documentos e informações sobre um dos mais importantes intelectuais e ativistas negros do século XIX:

Ligia Fonseca Ferreira é professora associada do Departamento de Letras da UNIFESP. Possui pesquisas sobre a vida e obra de Luiz Gama, abolicionismo e literatura; o negro na literatura brasileira. Em 2020, foi agraciada com a Medalha Luiz Gama pelo Instituto dos Advogados Brasileiros. Dentre as diversas publicações sobre Gama, é autora do livro Lições de resistência. Artigos de Luiz Gama na imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro. Prefácio Luiz Felipe Alencastro. São Paulo, Edições do SESC, 2020.

De acordo com a autora, na exposição da aula, o livro encontra-se esgotado e será reimpresso pelas Edições Sesc esse ano. Clique aqui para acessar o vídeo expositivo das Edições Sesc com a autora sobre a obra.

`