O programa Pauta Brasil debateu na sexta (3) o livro Sobre Perdas e Danos: negacionismo, lawfare e neofascismo no Brasil, do jornalista Cesar Calejon, que traz apresentação do jornalista Jamil Chade e prefácio do engenheiro e especialista em economia Eduardo Moreira. O debate teve a participação dos jornalistas Dhayane Santos e Victor Pino como entrevistadores.

Em seu terceiro livro, Calejon apresenta uma análise do período entre 2019 e 2022, no qual reflete sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) nos últimos anos: “mais de 650 mil mortes por Covid-19; escândalos de corrupção e desvios do governo; o colapso econômico, com desemprego recorde; o dólar estadunidense em R$ 5,61; o aumento no preço da gasolina e no gás de cozinha e assim por diante”, relembra o autor.

No livro, Calejon faz uma reflexão sobre a complexidade que o Brasil vivenciou a partir do lavajatismo e da judicialização da política e como isso se reflete no avanço da extrema direita no Brasil. “É parte do método dos bolsonaristas a falta de racionalidade e lógica e o apelo ao ódio, fundamentalmente porque são figuras ineptas, que não têm profundidade e dependem em ampla medida dessa abordagem para defender suas propostas”, disse o autor.

Ele afirmou ainda que entende a importância de falar para fora dos muros acadêmicos, considerando toda a diversidade do povo brasileiro, sem obviamente desmerecer a complexidade dos intelectuais. “Enquanto comunicador minha principal função é ser capaz de produzir um trabalho acessível ”. E citou ainda Boaventura de Sousa Santos em depoimento reproduzido na contracapa do livro: “o trabalho é capaz de de muitas maneiras falar de forma simples e objetiva sem comprometer a complexidade das análises”.

Assista ao programa completo.

`