Pois paz sem voz/ paz sem voz/ não é paz./É medo (O Rappa)

O Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas de Igualdade Racial da Fundação Perseu Abramo (NAPP de Igualdade Racial) repudia, com indignação e tristeza, as ações truculentas feitas pela Polícia Rodoviária Federal, no estado de Sergipe, que na última quinta-feira, 25 de maio, na cidade de Umbaúba, assassinou o homem negro Genivaldo de Jesus Santos, 38 anos, sergipano, de forma cruel e absurda.

O ato criminoso foi cometido em público, sob protestos de várias pessoas presentes que, estarrecidas, assistiram a mais uma cena de violência policial. Genivaldo foi trancafiado no porta-malas de uma viatura, algemado e asfixiado com gás lacrimogêneo. Mais uma ação que faz parte do genocídio contra a população negra e mais uma vítima da necropolítica instaurada pelo atual governo federal.

O assassinato covarde de mais um cidadão negro no Brasil, vítima de uma histórica política de violência no país, constituída desde os tempos coloniais que perdura ao longo dos séculos e tem sido revivificada nos tempos antidemocráticos em que vivemos é uma afronta a nossa dignidade, existência e humanidade.

Não aceitamos no passado e não aceitaremos no presente o genocídio imposto ao povo negro no Brasil.  A violência nunca irá nos calar. Enquanto um brasileiro ou brasileira for tratado de forma injusta e indigna, nosso país nunca será uma nação justa. É preciso que muitas vozes se levantem para que consigamos ser um país que, de fato, respeite a todas os brasileiros e brasileiras, seja contra o racismo e institua uma cultura da paz.

Nossa solidariedade e sentimentos à família de Genivaldo de Jesus Santos.

Nosso luto e nossa indignação serão constantes, assim como nossa resistência, ação e luta! Exigimos justiça.

 

`