No Pauta Brasil desta segunda-feira, 23 de maio, aconteceu o lançamento do caderno temático de Mais Proteção Mais Desenvolvimento Social. Com mediação de Ellen Coutinho, diretora da Fundação Perseu Abramo, Tereza Campello,

O texto é produto de uma construção coletiva do Núcleo de Políticas Públicas de Desenvolvimento Social da Fundação Perseu Abramo e apresenta contribuições em torno de quatro grandes compromissos políticos: o combate à fome e à pobreza, a garantia de segurança alimentar e nutricional, o direito à assistência social e a inclusão produtiva rural e urbana. Compromissos que permitiram fortalecer as políticas de proteção social no Brasil até 2015 e que devem ser retomados para garantir o desenvolvimento social no país. A íntegra está disponível aqui.

Tereza Campello é economista, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Segundo ela, a ideia da reconstrução é muito importante. A tarefa é reconstruir as políticas públicas, que não será trivial”, falou Campello, além de elencar os demais desafios como mercado de trabalho e direitos perdidos. “Precisamos de mais desenvolvimento social”, disse.

Jucimeri Isolda Silveira é doutora em Serviço Social (PUC-SP) e mestra em Sociologia (UFPR). Integra a Frente Nacional em Defesa do SUAS e a Coalizão Direitos Valem Mais. Ela avalia “que as políticas do passado precisam ser enfrentadas com a produção de um sistema reprodutivo que seja de fato universal”. A professora apontou que é necessário seguir o debate das propostas assim como da macroeconomia.

Sandra Brandão é economista, mestre em Economia pela Unicamp. Assessora Especial no Ministério do Trabalho e Emprego e na Casa Civil da Presidência da República durante os governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Chefe do Gabinete Adjunto de Informações do Gabinete da Presidenta durante o governo Dilma Rousseff. Assessora Especial do Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. Analista Sênior da Fundação Seade. Para ela, não é possível deixar de avaliar o número de famílias que necessitam de assistência social. O aumento do desemprego tem feito com que mais famílias recebam Auxílio Brasil. “Se queremos combater a miséria e a fome, precisamos rever o mercado de trabalho. Esse foi o salto qualitativo dos governos do PT: mercado de trabalho ativo e assistência social”.

Questões como aumento da fome, o novo Bolsa Família, alimentação inadequada, importância da assistência social, redução de orçamento, política de valorização do salário mínimo, a reconstrução de políticas sociais e direitos foram discutidos e integram o texto do Caderno. Assista a íntegra do Pauta Brasil aqui.

`