No dia 26 de maio o Napp Educação realiza a quarta mesa de seu Ciclo de Painéis ‘A educação como pilar para reconstruir e transformar’. Os debates serão sobre projeto popular e ação política, com presenças confirmadas de Aloizio Mercadante, Heleno Araújo, Verá Lúcia Barbosa, Teresa Leitão, Luiz Fernandes Dourado e Miriam Fábia. O moderador será Walisson Maurício de Pinho Araújo e a relatoria será feita por Vanda Bandeira Santana.

Acompanhe a partir das 19 horas, pelos canais Youtube e Facebook da Fundação Perseu Abramo.

Aloizio Mercadante Oliva bacharel em economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP, 1976), mestre em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1989). Doutor em Teoria Econômica pelo Instituto de Economia – Unicamp. É professor aposentado de economia pela Unicamp e professor licenciado pelo Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, 2011-2012; Ministro da Educação 2012-2014; Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República 2014-2015 e Ministro da Educação 2015- 2016 nos governos do PT da Presidenta Dilma Rousseff PT. É presidente da Fundação Perseu Abramo.

Heleno Araújo é presidente da CNTE, professor da educação básica no Estado de Pernambuco. Dirigente sindical da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa Sindical Educação, membro da Coordenação Executiva do Fórum Nacional Popular de Educação.

Verá Lúcia Barbosa é secretária nacional de Movimentos Populares do PT, foi secretária de Políticas para as Mulheres e secretária da Igualdade do Estado da Bahia, dirigente nacional do Movimento dos Sem Terra e coordenadora-geral do acampamento de mulheres trabalhadoras rurais da Bahia. Participou também da Via Campesina e da Coordenação Nacional dos Movimentos Sociais (CMS). Coordenou durante dez anos o encontro de trabalhadoras rurais para discutir gênero, feminismo, violência contra a mulher, feminização da pobreza, poder e sexualidade.

Teresa Leitão é deputada estadual em Pernambuco, está no 5° mandato consecutivo. Tem como destaque pautas relacionadas a educação, mulheres e serviço público, cultura, direitos humanos.
Teresa é líder do PT na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Professora aposentada, é uma das fundadoras e ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco . Atualmente é dirigente nacional do Partido dos Trabalhadores, e está no segundo mandato como Coordenadora do Setorial Nacional de Educação CAED-PT.

Luiz Fernandes Dourado é professor titular emérito da UFG, Pós-doutorado em Sociologia EHESS/Paris França, doutorado em Educação, diretor da Anpae, membro Coordenação Executiva do FNPE e da REPPE.

Miriam Fábia é doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Licenciada em História pela Universidade Estadual de Goiás (1992). Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Sevilha, na Espanha, no ano de 2018. Professora associada na Faculdade de Educação/UFG e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Grupo de Estudos e pesquisas em Políticas Educacionais e Juventude ( GEPEJ). Atua como Diretora Financeira da Anped.

O moderador será Walisson Maurício de Pinho Araújo, orientador educacional pela UnB, com pós-graduação em Políticas Públicas (ENAP/MPOG) e especialista em Administração Pública pela FGV. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFG. Secretário Executivo do Fórum Nacional Popular de Educação. Servidor público federal, cedido à Câmara dos Deputados, exercendo a função de chefe de gabinete da deputada federal Professora Rosa Neide.

A relatora será Vanda Bandeira Santana, professora de História da Rede Estadual do Paraná, integrante do Fórum Estadual de Educação do PR, Fórum Popular de Educação do PR, da CAED, NAPP/ Educação. Coordenadora do Setorial de Educação do PT/PR. Tem formação em Gestão de Políticas Públicas pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais. Atualmente é Secretária Educacional da App-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Paraná.

`