O projeto Reconexão Periferias, da Fundação Perseu Abramo, exibe nesta terça, dia 3, o vídeo Pandemia Vista das Periferias. O minidocumentário traz depoimentos e experiências de moradores e ativistas de diferentes regiões do país sobre a luta cotidiana durante os períodos mais intensos da doença.

O vídeo poderá ser acessado a partir das 17 horas no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=NlUMIPplRFQ

A pandemia de Covid-19 foi assunto de diferentes lives realizadas pelo Reconexão Periferias entre 2020 e 2021. Muitos dos problemas que aconteceriam foram previstos por nossos convidados que por aqui estiveram desde que a doença chegou com força ao Brasil. Muitos desses problemas, no entanto, já existiam bem antes.

O que se destaca nas experiências é a força da solidariedade e da capacidade de organização das periferias, que suplantam as injustiças sociais seculares e o vácuo deixado pelo poder público frente à exploração capitalista.

O minidocumentário é fruto de um trabalho coletivo com o Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NUPRI-USP), o Centro de Estudos em Conflito e Paz e o Projeto Pandemia nas Periferias.

`