“Brasil 200 anos – para onde vamos?” é um curso de extensão universitária que acontece no mês de maio no Auditório Milton Santos, no prédio da História/Geografia (FFLCH) da Universidade de São Paulo. A abertura e apresentação do curso acontece no dia 12 de maio, com o professor Everaldo Andrade.

O curso é voltado para a comunidade USP e público em geral e seu objetivo é debater e realizar um balanço histórico, sob diferentes pontos de vista e áreas de reflexão, do significado dos 200 anos de existência do Estado brasileiro; das várias tentativas frustradas de construção de uma nação capaz de expressar a soberania nacional e as diferentes manifestações sociais, culturais, políticas e econômicas que compõem a diversidade dos grupos sociais excluídos e majoritários presentes na atual população brasileira. Para além da reflexão desse passado de 200 anos, o curso tem como objetivo pensar as perspectivas que se projetam atualmente para o futuro da nação brasileira.

O curso é promovido pelo Centro de Apoio à Pesquisa Histórica Sérgio Buarque de Holanda, do Departamento de História da FFLCH/USP, e conta com apoio do Programa de Pós-Graduação de História Econômica da USP, Programa de pós-graduação em economia política mundial da UFABC, Programa de Pó-graduação em História Social da USP e da Fundação Perseu Abramo.

Informações: [email protected] Tel (11)3091-4645

Inscrições: 02/05/2022 a 08/05/2022

no endereço https://sce.fflch.usp.br/node/4490

150 vagas – Curso presencial

`