Reconexão entrevista Ruth Venceremos, drag queen sem-terra

Nesta terça, dia 19, a partir das 17 horas, o projeto Reconexão Periferias traz a convidade Ruth Venceremos, drag queen, pedagoga e fundadora do Coletivo LGBT Sem-Terra, do MST. A entrevista será exibida nos canais da FPA no Youtube e no Facebook.

Um menino que se monta. Essa é a história de Ruth Venceremos, drag queen que despertou para a política e assumiu publicamente sua sexualidade ao longo de sua militância no MST, aonde chegou com a mãe e 11 irmãos após a primeira infância de escassez e de fome.

Que as aparências não enganem. O brilho e a alegria de Ruth vêm ornados de muita seriedade, reflexão e disciplina, forjadas na luta pela transformação do Brasil. “Ruth Venceremos é um convite: vem ser você. Vem ser. Não é sobre meritocracia. É sobre sonhos, é sobre a gente se organizar e fazer, como diria o poeta, o que será”, diz ela.

Ruth é pedagoga, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e participou da fundação do Coletivo LGBTQIA+ Sem-Terra, numa trajetória marcada pela luta em prol da liberdade e da aceitação dentro dos próprios acampamentos e assentamentos do MST.

“Se o movimento quer tanto um território livre do agronegócio, do agrotóxico, ele não pode prescindir de fazer um território livre de preconceito e discriminação”, explica.

Ela sonha agora com uma ocupação drag ampla, que chegue ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto. Filiada ao PT-DF, Ruth Venceremos diz que essa ocupação só fará sentido se vier ancorada na experiência da luta por justiça social. E diz que temas considerados “espinhosos”, como a pauta antirracista e LGBTQIA+ não devem ser temidos por causa da lógica eleitoral. “Muitas vezes subestimamos a capacidade de pensar do nosso povo”, adverte.

“É sobre esses sonhos que temos que subir a rampa e fazer uma ocupação drag, ajudando um projeto político que seja verdadeiramente popular, devolvendo ao povo o direito humano de sonhar”.

`