Pauta Brasil desta sexta-feira, 25 de março, recebeu convidados para discutir a cultura e a economia do setor. Com mediação de Márcio Tavares, secretário nacional de Cultura do PT, Christiane Ramírez e Marcos Souza explicaram o processo de aprovação e o funcionamento da Lei Paulo Gustavo, recentemente aprovada no Congresso.

Christiane explicou que a Lei Paulo Gustavo é resultado direto das mobilizações que o setor cultural fez desde o início da pandemia. Segundo ela, a participação da Deputada Federal Benedita da Silva foi fundamental para que as e os parlamentares de diferentes partidos se conscientizassem para a importância do setor cultural. “Então eu acho que a lei Paulo Gustavo é um resultado direto deste processo. Ela chega para consolidar o Sistema Nacional de Cultura e efetiva a participação da sociedade civil”, afirmou a gestora pública.

Marcos Souza afirmou que o contexto de pandemia que seguia presente em 2021 e, segundo ele, segue até hoje, foi necessário pensar ações para o setor que estava prejudicado pela necessidade de isolamento social. Ele contou que na ocasião da aprovação da PEC Emergencial, em 2021, houve um prejuízo enorme do setor cultural com o fim do Fundo de Cultura. “Nós casamos essa questão com o salvamento dos fundos de cultura para serem utilizados pelo setor cultural e não para serem usados para amortizar a dívida pública”, explicou.

Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebooke perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aquie acesse a lista de reprodução com os 66 programas.

`