Pauta Brasil desta segunda-feira, 21 de março, recebeu convidados para discutir resultados da pesquisa coordenada por Waldir Quadros sobre reprovação de Jair Bolsonaro, apontando perda do apoio à sua recondução por parte da chamada classe média alta é profunda e irreversível.

A mediação foi de Ellen Coutinho, diretora da Fundação Perseu Abramo, e teve as participações de Waldir Quadros, economista, doutor pelo Instituto de Economia da Unicamp, pesquisador do Cesit, professor da Unicamp e Facamp, e André Calixtre, economista, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, para comentar a crise do bolsonarismo na camadas médias tradicionais.

O professor Waldir Quadros apresentou os dados da pesquisa que prova “que a grande classe média” foi engolida pelas crises de 2020. “A profundidade da crise que afeta a média e alta classe média é algo a se investigar mais”, disse. Mas lembra “que quem sofreu e sofre mesmo são os pobres. O pobre tem que entrar no Orçamento e o rico pagar Imposto de Renda”, elencando temas como desenvolvimento, investimento público e experiências já vivenciadas com sucesso.

“O que vem predominando e se aguçando é uma raiva muito grande. Para onde vai ser canalizada esta raiva, este descontentamento, é que está em aberto, saber quem vai conseguir captar com mais propriedade esse sentimento. As pesquisas mostram grande descontentamento, mas temos que saber para onde vai o voto”, falou.

Aqui é possível ler artigo do professor Waldir Quadros onde ele analisa parte dos números da pesquisa.

André Calixtre avaliou que a metodologia da pesquisa é muito interessante, a partir das ocupações da população e “antecipou movimentos que vieram a acontecer depois”. Calixtre comentou ainda os debates sobre o surgimento de novas classes médias, “a década roubada pelo governo Temer e a segunda violência é a ideologia bolsonarista. É um horror a gente ouvir ‘que pagamos demais Auxílio Brasil’, a quantidade de mortos no país é equivalente ao que perdemos na guerra do Paraguai em quatro anos. E isso tudo é consequência das concepções ultraliberais”, disse.

Novos modelos de tributação, diminuição de renda na pandemia, as crises do mercado de trabalho e suas mudanças com a explosão da informalidade, o fechamento das economias e as possibilidades futuras estiveram no programa hoje. Assista a íntegra do programa aqui.

Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebooke perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aquie acesse a lista de reprodução com os 66 programas.

Pauta Brasil: descontentamento com bolsonarismo precisa alternativas