Nesta quarta-feira, dia 16 de março, o programa Pauta Brasil recebeu especialistas do ensino e educação para um debate sobre os desafios da aprendizagem e inclusão no retorno às atividades escolares presenciais e de que modo a recente aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) sobre o sistema nacional de educação poderá contribuir com a superação de exclusões e desigualdades. Com mediação de Denise Soares, estudante, membro do NAPP Educação, Andrea Gouveia e Abicalil, abordaram todos esses aspectos  do retorno às salas de aula.

Denise Soares é graduada em Administração, estudante de Pós Graduação, membro da coordenação nacional da CAED PT e do NAPP Educação/FPA, foi diretora da UNE. Ela falou sobre a falta de estrutura das escolas e como os estudantes e professores lutam todos os dias. “É também uma preocupação nossa o fechamento de salas de aula, de cursos de educação de adultos e idosos”, falou.

Andrea Gouveia é professora do Núcleo de pesquisa em políticas educacionais (NUPE) UFPR. Membro da coordenação nacional da CAED PT, para ela, “a defesa da educação pública e o combate das desigualdades são bandeiras caras para nós”.

“O enfrentamento da pandemia colocou para o sistema educacional ter que recolocar no campo da educação questões que já tínhamos como superadas, que é o abandono da escola e a evasão escolar”, disse Denise, que também comentou o projeto no Senado que regulamenta o sistema nacional de educação “e o grande eixo de nossa preocupação é superar as desigualdades. Temos que acompanhar o processo e fazer avançar.”

Carlos Abicalil é professor, mestre em Educação, é coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas de Educação da Fundação Perseu Abramo. Ele lembrou que “a educação liderou manifestações importantes de denúncia da destruição iniciada no golpe de 2016” e continuada por Bolsonaro.

A batalha insana que travamos contra o negacionismo e a destruição das políticas de inclusão social foram relatadas por Abicalli, que também relembrou os avanços do país apesar de ser o último país da América Latina a regulamentação de seu sistema de ensino. “Temos muitas ausências e ter a lei aprovada no plenário do Senado é exemplo de esperar lutando”, falou. “Essas reivindicações sempre foram centro das lutas da educação”.

As diferenças regionais e qualidade de ensino, as desigualdades do sistema tributário,  políticas de fundos e o papel da União foram discutidos hoje. Assista a íntegra do programa aqui https://www.youtube.com/watch?v=mbN_uEHQS90

Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebooke perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aquie acesse a lista de reprodução com os 66 programas.

`