No Dia Internacional das Mulheres, o projeto Reconexão Periferias exibe entrevista com Maria Marighella, vereadora pelo PT na cidade de Salvador, atriz e neta de Carlos Marighella.

Na entrevista, Maria afirma que o século 21 ainda aguarda para nascer, especialmente no Brasil, preso a uma agenda regressiva. Em sua opinião, a mudança desejada passa necessariamente pela luta das mulheres.

“Quando mulheres feministas estão juntas elas querem desorganizar a acumulação, elas querem desorganizar a permanência no poder, elas pedem que o Estado opere não para aqueles que dizem que são contra o Estado, mas querem acumular, como fazem os bancos, as empresas automobilísticas, que querem um Estado mínimo, mas um Estado para si mesmos. Os feminismos queremos um Estado que gere direitos, que gere democracia, que proteja nossos corpos, que proteja nossas infâncias. Um Estado que protege as mulheres, protege todas as pessoas”, diz ela.

Nessa perspectiva, Maria Marighella acredita que a eleição de Lula presidente em 2022 não será um ato inaugural, e sim o encerramento de um ciclo, que resgatará as lutas e as conquistas das últimas décadas do século 20 e abrirá, então, as portas para o novo ciclo.

O programa Reconexão Periferias vai ao ar neste dia 8 de Março, a partir das 17 horas, no canal da Fundação Perseu Abramo no Youtube. Assista aqui: https://youtu.be/UNEOeRfEKX8

`