O Partido dos Trabalhadores está fazendo aniversário!

Na disputa simbólica do passado e da narrativa histórica é fundamental que tenhamos em mãos amostras da trajetória de resistência e realizações da classe trabalhadora. Neste ano, em que o Partido dos Trabalhadores completa 42 anos, temos o marco oficial do Bicentenário da Independência. As atividades em torno desta efeméride da história brasileira, fixada oficialmente em 7 de setembro de 2022, coloca em evidência a relação entre história e política, entre interpretações sobre o passado e projetos que desejamos e devemos lutar para nosso futuro.

O momento instiga o debate sobre o passado e o presente da Independência do Brasil na perspectiva dos trabalhadores. Ao contrário de uma história ufanista, apaziguada e homogênea, datada por marcos e discursos oficiosos, entendemos que a luta da classe trabalhadora pela sua sobrevivência e organização política ao longo da história mostra uma trajetória de conflitos permanentes entre os grupos subalternos e as elites nacionais. Além disso, é de suma importância preservar a memória da construção partidária, da ação política e institucional do Partido dos Trabalhadores. O PT levou a classe trabalhadora a ocupar espaços de decisão política em todos os níveis, municipal, estadual e federal, contribuindo para o processo de democratização do país, que, desde 2016 vem sofrendo um infeliz retrocesso. Defender a nossa democracia e a história dos trabalhadores são tarefas fundamentais do PT.

Convivemos cotidianamente com símbolos associados à memória e à identidade nacional estabelecidos a partir de um recorte ideológico conservador, como se pode observar nos homenageados na toponímia das cidades; no patrimônio cultural que é oficialmente reconhecido pelo Estado; nos feriados cívicos e religiosos; na infraestrutura nacional de museus e monumentos; entre outros. Na narrativa predominante, todos os grandes processos políticos ocorrem pela ação das elites – homens brancos e ricos que definem de cima para baixo os rumos do país. O Bicentenário da Independência, que será comemorado nacionalmente no dia 7 de setembro de 2022, é mais um dentre tantos exemplos desses ritos. Essa construção oculta as experiências e a tradição de lutas do povo por liberdade, autonomia, justiça e cidadania, valorizando mitos sobre a suposta passividade do povo brasileiro, a democracia racial, entre outras construções ideológicas apaziguadoras dos conflitos intrínsecos à sociedade brasileira.

Por essa razão, disponibilizamos para as companheiras e companheiros, como forma de recordar essa grande luta, parte do processo de construção e da experiência política do Partido dos Trabalhadores e também das lutas populares que atravessam a história do país, o calendário do ano de 2022 com a temática que marca a disputa de narrativas pelo bicentenário da independência: “200 anos depois, na luta por um Brasil livre”. Clique aqui para fazer o download do arquivo.

Selecionamos imagens de nosso acervo histórico, rememorando cartazes e fotografias para mostrar um pouco dessa história. Em nosso site também podem ser consultadas cerca de 40 mil imagens, de maneira gratuita, na base de dados disponível em: acervo.fpabramo.org.br.

Mudamos a história do Brasil e vamos continuar mudando. Parabéns PT!

FPA disponibiliza calendário de 2022: 200 anos depois, na luta por um Brasil livre