Leonel de Moura Brizola teria completado cem anos no último dia 22 de janeiro. Um político que entrou para a história por suas posições contundentes, propostas avançadas e preocupação com os rumos do povo brasileiro.

Programa Pauta Brasil desta quarta-feira, 26 de janeiro, recebeu Leonel Brizola Neto e Vivaldo Barbosa, com mediação de Alberto Cantalice, diretor da Fundação Perseu Abramo, para lembrar os muitos aspectos da ação política de Leonel Brizola.

Vivaldo Barbosa é advogado, foi fundador do PDT e deputado federal. É militante do PT. “Ele lembrou uma fala marcante de Brizola, “estou aqui para lavar a face da nação”, expressão tão atual”, disse. Para ele, o povo brasileiro concorda com Brizola, “é necessário lavar a face da nação”. Barbosa também comentou o interesse de Brizola por “forjar seu pensamento observando e refletindo sobre vários aspectos da sociedade”.

Leonel Brizola Neto foi vereador por três mandatos, é o presidente Associação Cultural Leonel Brizola. Neto do líder trabalhista, herdeiro do legado político, Leonel falou sobre aspectos pessoais e ensinamentos do avô. Mas também explicou ações de governo Brizola no Rio de Janeiro, como as de mobilidade urbana.

Para ele, seu avô “foi um dos políticos que mais sabia se comunicar com o povo, preocupado com investimento em educação. Brizola aproveitava os recursos energéticos do Rio Grande do Sul, quando foi governador, para investir no estado”. Leonel relatou a situação de pobreza da região Sul do país naquela época e a luta de Brizola para reverter “a covardia de usurpar os bens” praticada pelas multinacionais.

Assista a íntegra do Pauta Brasil aqui.

Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com os 66 programas.

`