O programa Pauta Brasil desta quarta-feira, 12 de janeiro, recebeu especialistas para discutir quais serão os cenários da Covid neste ano que já começa com grande aumento de novos contágios.

Jonas Brant é doutor em Saúde Coletiva, médico veterinário, voluntário da Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo. Ele falou de fases importantes para avaliação de acertos e erros. “O Brasil não fez isso. Nós sabíamos que vinha mais pela frente. Mas o governo não tomou atitudes suficientes”, falou.

Brant falou sobre imunidade, o comportamento do coronavírus, as dificuldades de testagem e a importância da vacinação. “Criamos um cenário ‘de já passou’ sem que as áreas envolvidas fossem preparadas para as próximas ondas. E ela veio mais rápido que esperávamos. Ainda não havia uma epidemia com velocidade de transmissão tão assustadora. Essa onda será cinco vezes maior do que a anterior”, explicou.

Ele também reforçou a necessidade de testagem para direcionamento adequado das ações já que há mais de um vírus circulando além da Covid, “e isso é desafiador para cada um dos estados”. Sobre a importância da vacinação, Brant defendeu que é necessário continuar o processo e ampliar.

Karina Calife é médica sanitarista e professora de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Santa Casa. Ela considera relevante todas as fases que já atravessamos e lamenta que o governo não tenha cuidado da população com uma visão mais ampla de saúde e ciência.

Vamos ter que viver novos desafios como os que já passamos. No Brasil estamos passando por esses desafios sem aprender com o que vivemos. O governo federal fez um enfrentamento pífio e intencional”, e também criticou a ausência de testagem e de sequencialmente genético ao lembrar o conjunto de atrasos e falta de investimento na ciência, na pesquisa e nos dados.

Calife lembrou fatos bastante relevantes: “o cansaço das equipes de atendimento e a velocidade desta variante. Não temos garantias de que serão somente casos leves. Por isso estamos enfrentando enfermarias e UTIs lotadas e um grande número de profissionais afastados por estarem doentes”.

A professora manteve a orientação do uso de máscaras corretamente e a vacinação em larga escala.

A importância e os desafios do SUS, as novas contaminações decorrentes das festas de fim de ano, as flexibilizações e diminuição de restrição de distanciamento e as possibilidades de novas variantes foram discutidos no Pauta Brasil. Assista íntegra aqui

https://www.youtube.com/watch?v=f9I_3JtZMlQ

Sobre o Pauta Brasil

Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebooke perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com os 66 programas.

`