2022 será de luta contra o governo Bolsonaro
No dia 17 de dezembro, tivemos o último programa Pauta Brasil deste ano. A programação normal será retomada a partir do dia 10 de janeiro de 2022.
Para encerrar 2021, o Pauta Brasil debateu a educação básica e as perspectivas para o ano que vem. Com mediação de Ray Kenner, vice-presidente da Ubes, Marta Vanelli, professora da rede pública e secretária de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e Paulo Gabriel Nacif, professor titular da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Ray Kenner lembra que este ano alguns estados abriram as escolas mas com políticas de retorno diferentes. E ainda com o agravante da grande lacuna no ensino-aprendizagem, principalmente no interior do país.
A professora Marta Vanelli faz um breve balanço do ano 2020, o qual considera positivo, pois frente à pandemia foi possível avançar em termos de mobilização. Já o ano 2021 com o sistema híbrido, remoto e presencial, ocorreu sobrecarga ao professor, que trabalhou praticamente dobrado. “Além disso, o governo Bolsonaro não nos deu trégua”, diz Marta, exemplificando algumas das medidas, como a regulamentação do Fundeb, a PEC 32, a PEC 23, entre outras. Espera para 2022, muitas manifestações, valorização da educação e de seus profissionais.
O professor Paulo Gabriel Nacif recupera que após o golpe de 2016 o país entrou numa fase aguda de quebra da estrutura educacional, criada na pós-redemocratização. “Setores de extrema-direita que compõem o governo possuem diferentes perspectivas, mas sempre ultraconservadoras… atuam para que o MEC atua cada vez menos na coordenação da educação brasileira”, diz o professor.
Segundo Paulo Gabriel, redução da presença do Estado e obscurantismo marcam o atual momento da educação brasileira. Mas o professor reitera que acredita na força da sociedade brasileira e que o próximo ano será de luta contra o governo Bolsonaro.
Assista a íntegra do programa abaixo.
Para 2022, ainda temos que enfrentar as graves sequelas resultantes da pandemia de Covid-19, seja na saúde da população, ou em questões como emprego, renda, ensino. Terminamos o ano com dados alarmantes de evasão escolar e abandono dos estudos, portanto, é necessário discutir quais serão os caminhos para que educação seja direito e não privilégio.
Sobre o Pauta Brasil
Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.
O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com os 66 programas.