Saberes da Amazônia: produção de economias de escala, limites e desafios
O ciclo de Seminários ‘Saberes da Amazônia’ realiza sua quarta mesa no dia 17 de dezembro, com o tema ‘Produção de economias de escala: limites e desafios’, simultaneamente às 18h30 (Belém), 17h30 (Manaus), 16h30 (Rio Branco), ao vivo, pelas redes sociais da Fundação Perseu Abramo.
O objetivo do tema será fornecer uma visão global das economias de escala na Amazônia, questionando seus limites e desafios nas dimensões produtiva, ambiental, trabalhista e de bem-estar.
Diversos indicadores mostram o crescimento da produção agropecuária na Região e projetam a permanência dessa tendência no médio e no longo prazo, especialmente, nos estados do Pará, de Rondônia e de Tocantins. Essa expansão de monoculturas e pecuária extensiva, assentada em latifúndios, agrava a concentração fundiária na Região e vem acompanhada de desmatamento; invasão de terras indígenas, quilombolas e unidades de conservação; apropriação ilegal de terras públicas e uso intensivo de agrotóxicos, contaminando o solo e os rios da Região.
Estão confirmadas as participações de Solange Ikeda, Marilene Corrêa, Claudinei dos Santos, Francisco de Assis Costa Chiquito
Solange Ikeda é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso; Mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; e doutorado pela Universidade Federal de São Carlos em Ciências, enfoque em Ecologia e Recursos Naturais. Credenciada nos Programas de pós graduação de Ciências Ambientais e PROFÁGUA. Militante sócio-ambiental, participa do Instituto Gaia, como colaboradora, dialogando com temas relacionados as políticas ambientais e processos de mobilização social ligados a conservação da biodiversidade e sociedades sustentáveis.
Marilene Corrêa é professora Titular da Universidade Federal do Amazonas; Fundadora da Associação de Docentes da Universidade do Amazonas( ADUA); Membro por Notório Saber do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (MCT); Membro do Conselho Diretor da Fundação Oswaldo Cruz; Membro do Conselho Editorial do Jornal Ciência Hoje, publicação da SBPC (desde janeiro de 2013), Membro Eleito do Conselho da Diretoria da SBPC, Área A, Região Norte, período 2011-2015 e 2021-2025 . Fundadora do Partido dos Trabalhadores do Amazonas
Claudinei dos Santos é bacharel em Direito – UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana – BA. Turma/PRONERA. Atuou na pastoral da juventude, entre 1993 e 1996, onde fez parte da coordenação paroquial, pela Diocese de Ji-Paraná. Em 1996, foi atuar como militante social da luta pela terra, se integrando ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Movimento ao qual, faz parte até hoje, atuando nas relações públicas e nos processos de negociações institucionais. Atuou também, na comissão estadual de combate a violência no campo, onde tem assento permanente. Atuou como convidado da Ouvidoria Agrária Nacional, desde sua criação. Tem experiência na área de articulação política, método de trabalho e educação popular. Estuda e elabora sobre conflitos territoriais, tendo textos publicados na área. É integrante também da Via Campesina, da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (RENAP) e Instituto Territórios e Justiça (INTERJUS).
Francisco de Assis Costa Chiquito é doutor em Economia pela Freie Universität-Berlin (1988), Alemanha. É professor titular da Universidade Federal do Pará, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e no Programa de Pós-Graduação em Economia. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq até 2020. Foi Visiting Fellow do Center for Brazilian Studies (CBS) da Oxford University (2007). Foi ainda diretor de Estudos Regionais, Urbanos e Ambientais do Instituto de Economia Aplicada (IPEA) em 2011 e 2012. É membro do Painel de Ciência para a Amazônia e autor principal do Relatório de Avaliação da Amazônia 2021.
Sibá Machado é geógrafo, mestre em Desenvolvimento Regional, Secretário Agrário –Acre, e membro do Diretório Nacional.
Relator será Manoel Pereira de Andrade, agrônomo, professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária e Coordenador do Núcleo de Estudos Amazônicos da UnB.