O programa Pauta Brasil desta quarta-feira, 15 de dezembro, abordou os resultados da pesquisa “Conjuntura Política e corrupção financeira” realizada pelo Instituto Conhecimento Liberta (ICL), e que revela que 51% dos brasileiros acham que Jair Bolsonaro (PL) prejudica os trabalhadores, 69% que favorece os grandes empresários e 68% que atua em benefício dos banqueiros.

Pauta Brasil recebeu os responsáveis pela pesquisa, Eduardo Moreira e Jessé de Souza, com mediação de Jordana Dias Pereira, coordenadora do Núcleo de Opinião Pública, Pesquisa e Estudos (Noppe-FPA) da Fundação Perseu Abramo.

Eduardo Moreira é engenheiro civil pela PUC-RJ, estudou economia na universidade da Califórnia, autor de dez livros. Para ele, a maior corrupção do país é o sistema financeiro. “A gente deveria libertar da escravidão financeira mostrando como ela funciona, e que ela existe”, disse.

Jessé de Souza é sociólogo, escritor e pesquisador brasileiro. Publicou mais de trinta títulos. Foi presidente do IPEA de 2015 a 2016. Hoje é professor da UFABC. Ele acredita que a partir de agora “teremos muitas pesquisas interessantes”. Mas para ele não se trata “do não interesse das pessoas pelo tema”, lembrando também que a avalição é feita à partir de dados manipulados pela imprensa. “É preciso que elas sejam informadas do assalto que sofrem pelas classes dominantes”, disse.

Jessé acredita também que a população irá ainda entender a exploração e a manipulação. “É preciso saber fazer a pergunta que ninguém faz. Os números são impressionantes. O povo brasileiro é inteligente, mas não é informado. Essa pesquisa conseguiu mostrar que a rejeição da população às práticas de corrupção é de quase 90%”.

No programa foi possível entender as diferenças de análise quando as situações são diversas: pobres que não pagam impostos versus ricos que sonegam. Para Jordana, “a percepção nacional se mostra na pesquisa. A figura do Paulo Guedes é mal avaliada” e há motivos perceptíveis como resultado da pesquisa e por isso é preciso “informa-la para que saiba que sua escolha eleitoral tem relação com isso”.

Escândalos envolvendo Paulo Guedes foram sempre amenizados pela imprensa, no entanto, “quase 80% acham que mesmo sendo legal é imoral o gestor público ter dinheiro no exterior”, explicou Eduardo, que também abordou aspectos da corrupção financeira, também muito bem percebida pela pesquisa.

Jessé defendeu que os resultados das pesquisas são “uma mina de ouro, uma forma de ter percepções para aprofundarmos dimensões importantes do nosso país e que hoje não existe pelo não interesse de mostrar a verdade, de mostrar essa fraude social”, disse.

Em icl.com.br/pesquisa é possível receber as primeiras informações sobre a pesquisa e as que estão sendo preparadas para divulgação. O Instituto pretende realizar outras pesquisas, com parâmetros diferentes das feitas pelo mercado.

As análises do governo Bolsonaro e sua avalição negativa pela população, a relevância e importância da realização de pesquisas, as disputas necessárias com a mídia corporativa e defensora do sistema econômico vigente estiveram nos debates do Pauta Brasil de hoje. Assista a íntegra aqui

https://www.youtube.com/watch?v=Lr2UEXM3zrs

 

Sobre o Pauta Brasil

Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebooke perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aquie acesse a lista de reprodução com os 66 programas.

`