O programa Pauta Brasil desta quarta-feira, 8 de dezembro, contou com as participações de Luiza Dulci, Luís Carlos Guedes Pinto e João Paulo Santos, com mediação de Vivian Farias, vice-presidenta da Fundação Perseu Abramo, e debateram os desafios contemporâneos nas áreas rurais. Assista a íntegra do programa aqui

Luís Carlos Guedes Pinto é engenheiro agrônomo, professor titular de Economia Agrícola da Unicamp. Foi Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo (governo Montoro), presidente do do Conselho de Administração da Embrapa e Ministro da Agricultura (governo Lula). Foi sócio fundador e presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra).

Ele defendeu que é preciso enfrentar o modelo agrícola brasileiro, “que põe em risco o futuro, os recursos naturais, estamos desgastando continuamente e temos que pensar em séculos, milênios. Pensar no futuro é preservar a natureza”, disse. Para ele, “o problema agrário e agrícola estão presentes ao longo da história do Brasil”.

João Paulo Santos é doutor em Direito Econômico pela USP, mestre em Direito Constitucional pela UnB e professor do Programa de Pós Graduação em Direito Agrário na UFG. É Advogado da União e foi Consultor Jurídico do Ministério do Desenvolvimento Agrário na gestão de Patrus Ananias (2015).

A decisão do futuro se dará com a reforma agrária, com desenvolvimento local, territórios da reforma agrária como exemplo para o futuro. Precisaremos da ação robusta do Estado e dar um passo à frente”, falou João Paulo, que acredita que 2022 e as eleições podem fazer a diferença nesta tema, com o PT voltando à Presidência da República.

Luiza Dulci possui graduação em Economia (UFMG), é mestre em Sociologia e Antropologia (UFRJ) e doutora em Ciências Sociais, Desenvolvimento e Agricultura (UFRRJ). Foi Assessora de Juventude Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (2015-maio/2016), quando coordenou a elaboração do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural. Atualmente integra o Coletivo Agrário do PT e o Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo. Constrói o “Desajuste” e o “Movimento Bem Viver MG”.

Luiza reforçou a necessidade de pensarmos na reversão da desigualdade. “Precisamos superar o modelo de opressão, com essa marca do racismo. Nosso debate agrário deve ser feminista também. A superação da fome, alimentação saudável para todos e manter a floresta em pé devem ser nossa meta”, falou.

Sobre o Pauta Brasil

Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com os 66 programas.

`