CSBH faz 20 anos e divulga acervos do PT, FPA e governos Lula e Dilma
Instituído em 2001 como desdobramento do Projeto Memória e História, uma das frentes de atuação da Fundação Perseu Abramo, o Centro Sérgio Buarque de Holanda (CSBH) – Documentação e Memória Política comemora seus 20 anos, com o lançamento do Sistema Integrado de Acervos (Siac).
Essa plataforma está incorporando os arquivos do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Fundação Perseu Abramo, a memória documental dos governos Lula e Dilma, e tornando gradativamente acessíveis aos pesquisadores acadêmicos ou não, e ao público em geral, esse importante patrimônio documental, composto por documentos digitalizados, nato digitais ou as referências dele, que registram atividades, a elaboração teórica, política e programática e o posicionamento dessas instituições, ao longo de sua história.
Além desses acervos, sob a custódia direta do CSBH, o Siac abrigará o acervo digital do Foro de São Paulo, sob a guarda de sua secretaria executiva, ocupada por dirigentes do PT Nacional desde a sua constituição e três outras coleções: ação institucional do PT nos executivos e legislativos, memória oral e memória da militância.
>>> Clique aqui para acessar o SIAC. <<<
O Sistema Integrado de Acervos do Partido dos Trabalhadores (PTSIAC) foi concebido e implementado pela equipe do CSBH em sintonia com as mudanças do atual padrão tecnológico em permanente transformação e que impõem novas práticas para a elaboração, a guarda e a divulgação de registros e informações. Até porque muitos dos documentos atualmente produzidos só existem virtualmente.
É resultado, também, de diagnósticos elaborados a partir de 2019 sobre o atual modelo de organização dos documentos do PT e de suas ferramentas de preservação, guarda e divulgação. Para que esse trabalho chegasse a termo, o envolvimento de dirigentes, funcionárias, funcionários de alguns diretórios estaduais, e das secretarias do Diretório Nacional e dos coordenadores de áreas da Fundação Perseu Abramo foi decisivo.
O SIAC propõe o estabelecimento de um conjunto de ações e de rotinas – acordadas com as instâncias partidárias, com o objetivo de integrar a produção documental de diferentes características, instâncias e regiões,nessa, ferramenta, desenvolvida em software livre, multiusuária, colaborativa e acessível pela página do CSBH, da Fundação Perseu Abramo.
Para o módulo acervos, foram elaborados planos de classificação e de rotinas que organizam essa produção no interior do sistema.
Os documentos mais antigos serão gradativamente incluídos, mediante planejamento e orientação técnica. Para o tratamento e a rápida disponibilização foram eleitos conjuntos documentais a serem organizados inicialmente. Abaixo os primeiros conjuntos planejados:
- Documentos que compões os dossiês dos Encontros e Congressos do partido em suas fases municipais, estaduais e federal;
- Programas de governo aprovados que integram os dossiês das campanhas municipais, estaduais e federal;
- Registros que compõem os dossiês de encontros setoriais e seminários setoriais;
- Publicações avulsas e periódicas produzidas em meio digital pelo PT e pela FPA;
- Material gráfico produzido pelas agências de comunicação contratadas pelo partido e pela Fundação Perseu Abramo;
Para o módulo institucional priorizou-se a memória dos governos Lula e Dilma e já conta com cerca de 10 mil documentos incluídos em 2.500 registros inseridos. Essa documentação, já digitalizada, já se encontra parcialmente disponível para a pesquisa e em fase de revisão.
À memória das ações dos governos Lula e Dilma, serão acrescidas ao banco de dados as experiências de governo de prefeitos e prefeitas, governadores e governadoras, gestores e gestoras, além de parlamentares nos três níveis, em exercício e de mandatos anteriores.
Para o módulo memória da militância, a ser lançado durante as comemorações do aniversário do PT, serão estimuladas doações de documentos digitalizados que registram diferentes experiências da militância petista de participação nas lutas sociais e na construção do Partido dos Trabalhadores.