Nesta quarta-feira, 24 de novembro, o programa Pauta Brasil abordou os possíveis antídotos ao bolsonarismo. Com mediação de Artur Araújo, da Fundação Perseu Abramo, Alysson Leandro Barbate Mascaro, Simone Deos e Cesar Calejon falaram sobre “a crise chamada Bolsonaro” e as possíveis saídas para ela.

Cejar Calejon é jornalista, autor dos livros “A Ascensão do Bolsonarismo no Brasil do Século 21” e “Tempestade Perfeita: o bolsonarismo e a sindemia Covid-19 no Brasil”. Ele acredita que o bolsonarismo é uma versão mais agressiva do capitalismo. Ao redor do mundo temos alguns governos assim. Essa dimensão é fundamental porque o bolsonarismo está desidratando mas temos que olhar para as causas estruturais que geraram tudo isso”, disse.

Calejon elencou temas que precisam ser abordados neste momento, “como o preço do combustível ou dos alimentos. Usar essa materialidade para fazer entender o funcionamento do sistema”, explicou, lembrando que falta muita informação para a maioria da população. “É preciso avançar neste sentido para barrar bolsonarismos e lavajatismos”. E defendeu abordagens teóricas, “intelectuais orgânicos que falem com a população fora dos muros da academia”.

Simone Deos é professora do Instituto de Economia (IE) da Unicamp e presidenta do Conselho Técnico-Cientifico do IFFD. A professora acredita que “temos que fundamentar o bolsonarismo para que as pessoas entendam o fenômeno”, lembrando também que o ressurgimento da extrema direita tem ocorrido em muitos outros países.

A professora defendeu “o envolvimento dos economistas progressistas nas várias frente e em 2022 precisamos apresentar propostas muito mais desenvolvidas”.

“O esfacelamento do tecido econômico já é visto. Desemprego, postos de trabalho deteriorados e indicadores de concentração de renda, um massacre dos 99%. E o 1% foi ficando cada vez mais descolado e isso gerou reações contra tudo que está aí”, falou Deos.

Alysson Leandro Barbate Mascaro é um jurista e filósofo do direito marxista brasileiro, professor da Faculdade de Direito da USP. Para ele, o tema do bolsonarismo é central. “Não só porque ele ainda está no governo mas também porque a máquina do capital está aliada a Bolsonaro”, falou.

Mascaro relembrou que o Direito não evitou o golpe de 2016, “portanto, o Direito fez o golpe”. As relações da Lava Jato com os Estados Unidos e os andamentos deste processo na vida política também foram comentadas por ele. “Nenhuma peça se modificou na dinâmica do capital. O índice de como opera o capital é a imprensa comercial, que não moveu uma vírgula para impedir o golpe, ao contrário, também ajudou”, disse ao defender a necessária democracia dos meios de comunicação.

Para ele, “pão, terra e paz, na versão brasileira, precisaria ser ‘remédio, alimento e esperança’”. A crise de 2008, cuja responsabilidade é forjada pela mídia como sendo de Lula e Dilma, e a falas de “esquerda de cunho liberal” foram pontos cruciais na análise de Mascaro.

A ação dos intelectuais neste momento, a importância da militância política, a cobertura tendenciosa da mídia contra o PT e Lula, as dinâmicas do capitalismo, economia política e eleições de 2022, democratização dos meios de comunicação, neoliberalismo e políticas econômicas foram abordadas no programa Pauta Brasil. Assista a íntegra aqui.

https://www.youtube.com/watch?v=GTgBtN5FrMg

 

Sobre o Pauta Brasil

Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com os 66 programas.

`