Com direito a recepção da Guarda de Honra e cerimonial dedicado a chefes de Estado, o ex-presidente Lula reuniu-se nesta quarta-feira, 17 de novembro, com o presidente da França, Emmanuel Macron.

Lula estava acompanhado pelo presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante, ex-ministro, e por Celso Amorim, ex-chanceler.

O encontro de ambos, que tinha duração prevista de 45 minutos, durou 1 hora e 20 minutos. Na pauta, aquecimento global, relações União Europeia e América do Sul e a conjuntura internacional.

Antes da reunião, Lula havia recebido o prêmio Coragem Política, outorgado pela revista especializada Politique Internationale, por sua contribuição ao combate às desigualdades sociais e à fome.

“Mais do que um reconhecimento pessoal, essa é uma homenagem à coragem do povo brasileiro, que ao longo de séculos enfrentou com grande determinação a opressão e as injustiças”, postou Lula em sua conta de Twitter.

Sobre o encontro com o presidente da França, Lula escreveu: “Na pauta, a urgência climática e questões globais como a fome e a pobreza. Também conversamos sobre o futuro da União Europeia e a integração da América Latina. Acredito que os líderes mundiais precisam sentar à mesa para dialogar e enfrentar esses desafios com uma governança global. Dividimos preocupações como o avanço da extrema direita pelo mundo e as ameaças à democracia e aos direitos humanos. Agradeço pela cordial recepção”.

A visita faz parte de uma bem-sucedida viagem que Lula iniciou nesta semana à Europa. Nos dias anteriores, o ex-presidente brasileiro discursou no Parlamento Europeu, reuniu-se com o premiê eleito da Alemanha e com acadêmicos no Instituto Sciences Po. Nesta quarta-feira, após recusa inicial em noticiar a agenda de Lula no velho continente, veículos da grande mídia televisiva, como a Globo News, registraram o encontro. Depois da passagem por Paris, Lula rumou para Madrid, para encontro com o chefe de governo da Espanha, Pedro Sánchez.

`