O Pauta Brasil da série “Enfrentando a crise nos municípios” desta segunda-feira, 8 de novembro, recebeu o prefeito Olivânio Dantas Remígio, de Picuí, na Paraíba, e Sueli Casteluzzi Vechiatto, vice-prefeita de Centenário do Sul, no Paraná para falar sobre os desafios da gestão municipal diante da crise socioeconômica, com mediação da ex-ministra do Desenvolvimento Social no governo Lula Márcia Lopes.

Centenário do Sul está no interior do Paraná e a cidade já tem quase setenta anos. A vice-prefeita Sueli Casteluzzi Vechiatto falou sobre as particularidades do munícipio, “basicamente rural, a cem quilômetros de Londrina e Maringá, no Paraná, e Presidente Prudente (SP). Centenário é uma cidade pobre, a fome voltou a bater em nossa porta e o munícipio tem que socorrer, porque além da pandemia, a seca e a geada destruíram as plantações”.

Sueli relatou as ações da prefeitura para socorrer a população, que aumentam os gastos, “mas os recursos foram diminuídos e aumentam as dificuldades. Nosso maior desafio é o crescimento sustentável, uma cidade auto sustentável”, falou.

“Estamos no caminho certo, mas o caminho é longo. Estamos mantendo serviços e queremos ampliar”, analisou Sueli ao relatar o momento difícil com tempestades de granizo que destruíram as plantações e também as residências. “É muita luta”, concluiu a vice-prefeita, que faz atendimento à população todas as manhãs na sede da prefeitura.

Picuí, na Paraíba, tem quase dezenove mil habitantes. Olivânio Dantas Remígio relatou a experiência administrativa numa região do semiárido nordestino. “Aqui vivemos condições extremas do clima e o município vive basicamente de serviços”, contou.

Olivânio falou ainda que as dificuldades climáticas e a falta de água geram problemas graves. Uso de carros pipa ainda são comuns para atender à zona rural, por exemplo. Para ele, a destruição de diretrizes e portarias, assim como as políticas nefastas do governo Bolsonaro ajudaram a acabar com as pequenas economias dos municípios.  

O prefeito contou sobre as perdas locais para a Covid e o auxílio emergencial criado na cidade para ajudar na retomada da economia. “A gente faz um esforço grande de comunicação com toda a cidade para não passar essa depressão que a política federal gera em todos nós. Bolsonaro tem um grande desprezo pelos municípios. Vivemos um momento dificílimo”.

A destruição das políticas públicas, as lutas pelos direitos da população, responsabilidade pública, projetos inovadores e solidariedade aos que perderam seus familiares para a Covid estiveram no programa de hoje. Assista a íntegra do Pauta Brasil aqui https://www.youtube.com/watch?v=P_4_l_m9RjM

 

Sobre o Pauta Brasil

Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com os 66 programas.

`