Nesta quarta-feira, 3 de outubro, o programa Pauta Brasil avaliou os resultados da CPI da pandemia da Covid e suas consequências para o país e contou com as participações de Arthur Chioro e Marcos Rogério de Souza e mediação de Vivian Farias, diretora da Fundação Perseu Abramo.

Arthur Chioro é médico sanitarista, professor, foi ministro da Saúde e coordena o Napp Saúde da Fundação Perseu Abramo. Para ele, “Bolsonaro já deveria ter sido afastado”. Como ainda não foi possível, Chioro falou então sobre a consolidação da tese central da CPI, “já que pelo menos 400 mil mortes poderiam ter sido evitadas se medidas sanitárias tivessem sido tomadas, se tivéssemos um governo à altura de enfrentar a pandemia”.

Chioro falou ainda sobre as sequelas da Covid, o impacto no SUS e os enormes desafios daqui para frente. “Esse não é um governo só desastroso, que mistura gente incompetente com bandidagem. Esse governo agiu deliberadamente para expor a população brasileira a uma contaminação natural pelo vírus, para produzir imunidade sem uso de vacinas. E isso ficou mais do que provado pela CPI.”

Para ele, essa CPI não terminou em pizza. “Conseguiu bloquear saques de recursos públicos e um freio na condução desastrosa do governo”, falou, apontando que a CPI pelo menos pressionou para que a vacinação avançasse. “Estaríamos caminhando para uma terceira onda. Mas outra consequência foi o necessário controle de empresas como a Prevent Senior. Os órgãos de controle precisam atuar e a sociedade brasileira cobrar e estar atenta. O governo Bolsonaro precisa pagar por esse crime contra a humanidade”, alertou Chioro, relembrando que é preciso derrotar o bolsonarismo e lutar pela valorização da política.

Marcos Rogério de Souza é advogado, mestre em direito e assessor jurídico da Liderança do PT no Senado atuando na CPI da Pandemia. Especialista em CPIs, Marcos falou didaticamente sobre o funcionamento da comissão e os andamentos previstos.

Para ele, “seguramente a CPI da Pandemia foi a mais importante da história brasileira, por ela é em si um documento da memória e da verdade. Vai entrar para a história que a política pública do governo Bolsonaro foi uma política que favoreceu a pandemia. Um presidente, se ele pratica crimes no exercício do seu mandato, tem que ser responsabilizado por isso. E foi o que a CPI fez”, explicou.

“Trata-se de um relatório sedimentado a partir de provas muito robustas. A cada afirmação constante no relatório existe um correspondente conjunto de provas. E elas comprovam a materialidade dos crimes e apontam as responsabilidades”, falou Marcos Rogério.

 

Os oitenta indiciados pela CPI, pessoas físicas e jurídicas, os doze indiciamentos de Bolsonaro e seus três crimes contra a humanidade foram descritos por Souza. “Até as emas de Brasília sabem que Bolsonaro cometeu crimes, inclusive incitação ao crime, toda vez que desrespeitou as medidas de isolamento. O resultado foi morte, é um crime gravíssimo”, disse.

Super faturamento de vacinas, fake news, negacionismo versus negociatas e recusa de aquisição de vacinas, as mortes evitáveis, negócios e interesses comerciais acima da vida da população brasileira e mobilizações de rua foram comentados no Pauta Brasil de hoje, assim como o isolamento internacional do governo . Assista a íntegra aqui. https://www.youtube.com/watch?v=Nn14EsAbZrA

Sobre o Pauta Brasil

Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com os 66 programas.

`