Lançamento das Editoras Fundação Perseu Abramo e Maria Antonia reúne reflexões sobre o(s) fascismo(s) do passado e do presente. Afinal, o que é o fascismo? Faz sentido falar em fascismo hoje no Brasil? O bolsonarismo é um tipo de fascismo?

Em um momento em que as classes dominantes, na crise de seu modo tradicional de dominação, sacrificam sua existência política em favor da econômica, o fascismo pode surgir como a manipulação racional daquilo que há de irracional nas camadas médias, que entrariam numa espécie de transe ideológico.

Essa definição do professor de história da USP Lincoln Secco converge com o que defende a ex-presidenta Dilma Roussef, ao definir o golpe de 2016 como um movimento desencadeado para acessar o controle do aparelho de Estado no Brasil e fazer as reformas neoliberais – excluindo politicamente as massas populares.

“Fascismo: ontem e hoje”, organizado por Julian Rodrigues e Fernando Sarti Ferreira reúne uma série de artigos que buscam reconstituir a história do/dos fascismos e traçar linhas de aproximação e também de distinção entre tais experiências e o que acontece hoje no Brasil.

O livro é a versão escrita (e ampliada) do curso organizado pela diretoria de formação da Fundação Perseu Abramo em parceria com o Gmarx (USP) no primeiro semestre de 2016. Inaugura nova coleção ARGUMENTO, voltada para formação teórica – uma forma da Fundação colaborar com um esforço coletivo voltado a conhecer, compreender e construir conhecimento e espalhar ideias para transformar o Brasil e o mundo.

A obra é dividida em duas grandes seções. A primeira metade do livro trata do contexto atual e navega pelas experiências do século 20: Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Japão e Brasil dos anos 1930. A segunda parte aborda o fascismo sob uma perspectiva teórica reconstituindo suas origens e estruturas.

>>> Clique aqui para baixar o livro <<<

O lançamento vai ser quarta-feira, dia 10 de novembro, às 17h.

Jorge Bittar e Carlos Henrique Árabe apresentarão as iniciativas da FPA. Dilma Roussef vai fazer a exposição principal, que será comentada por Fernando Sarti e Lincon Secco. Rosa Gomes e Julian Rodrigues vão falar sobre o rico processo de construção desta obra e apresentar sua estrutura.

Quem concluiu o curso receberá o livro na sua casa. Também será possível adquirir seu exemplar por meio do site da Editora Maria Antonia.

Entender a aliança entre o neoliberalismo e o neofascismo fica mais fácil quando revisitamos movimentos, governos e regimes fascistas do século 20.

SERVIÇO:
Fascismo ontem e hoje
160 páginas
Organização: Julian Rodrigues e Fernando Sarti Ferreira
Editora Maria Antonia e Editora Fundação Perseu Abramo
Lançamento: 10/11 às 17h (redes sociais da FPA)

`