O programa Pauta Brasil dessa sexta-feira, 15 de outubro, Dia do Professor, foi dedicado ao educador brasileiro reconhecido mundialmente: Paulo Freire. O programa contou com as presenças de Macaé Evaristo e Maria Luiza Pinho, e mediação de Aloizio Mercadante, presidente da Fundação Perseu Abramo.

Aloizio Mercadante lembra episódios com Paulo Freire e resgata a introdução de Pedagogia do Oprimido, escrita no Chile, na qual é perceptível a profunda dor que o educador sentia no exílio, lembrava do cheiro de Recife, das cores, das frutas, do cheiro do mar. “Tinha a alma dilacerada por ter sido expulso do país porque construiu uma pedagogia para a liberdade, para a consciência, que é uma interação entre educador e educando”. Para Aloizio a essência de Paulo Freire está na frase: “Ensinar não é transmitir conhecimento mas criar as possibilidades para sua produção ou sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”.

A professora aposentada da Faculdade de Educação da UnB Maria Luiza Pinho Pereira, graduada em Serviço Social e especialista em Planejamento Educacional e fundadora membra do GTPA-Fórum Educação de Jovens e Adultos, inicia sua exposição do nascedouro da proposta freireana, lembrando que o educador queria um sistema Paulo Freire, uma forma de pensar a pedagogia com a política e a política com a pedagogia. Extrapolou a educação, o que fica demonstrado ao ser conhecido no mundo inteiro. “Paulo Freire é a expressão do intelectual orgânico e de professores que têm um pé na academia e um pé no movimento social”, diz a professora.

A vereadora petista Macaé Evaristo, em Belo Horizonte (MG), doutoranda pela UFMG e defensora de uma Cidade Educadora, Antirracista e do Bem Viver, conta um pouco de sua história familiar. Filha de uma professora negra, no interior de Minas, na década de 1960, que via na educação a possibilidade de transformação. Teve seu contato com Paulo Freire pela inserção nos movimentos sociais e populares, trabalhando com a educação popular. De início lança a frase de Freire: “Sou um intelectual que não tem de ser amoroso, amo a gente e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que brigo para que a justiça social se implante antes da caridade”. Para a vereadora a ideia de propor justiça social em vez de caridade é extremamente importante e discorre sobre a necessidade de romper todas as formas de desigualdade.

Assista a íntegra do programa abaixo.

Sobre o Pauta Brasil

Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizados nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com os 66 programas.

`