Saúde complementar e privada, as consequências para o enfrentamento da pandemia, a relação entre sistema público e privados foram tema do Pauta Brasil desta segunda-feira, 4 de outubro, com as participações de Fausto Pereira dos Santos e Silvana Pereira, e mediação de Artur Araújo, assessor da Fundação Perseu Abramo.

O Brasil gasta 9% do PIB com saúde e 58% da população é atendida por sistemas privados. Seria o caso desse setor então responder melhor e o governo regular melhor para atingir saúde de mais qualidade e não a partir da lógica anticiência ou dos lucros.

Silvana Pereira é odontóloga, doutoranda em Saúde Pública, assessora parlamentar no Senado Federal e fez um levantamento histórico sobre os pedidos de explicação feitos pelo senador Humberto Costa (PT-PE) sobre o kit Covid e sua já comprovada ineficácia.

As denúncias contra a Prevent, a falta de autonomia para os médicos naquela empresa e as relações com o Jair Bolsonaro foram comentadas por Silvana, assim como as ações do governo paralelo para garantir o uso do kit Covid inclusive com resultados manipulados. “Foi uma cena de roteiro de filme de terror”, comentou.

Fausto Pereira dos Santos é médico sanitarista, doutor em saúde coletiva, ex-diretor presidente da ANS e pesquisador da Fiocruz Minas. “Estamos falando em torno de 49 milhões de pessoas envolvidas, arrecadação de bilhões de reais, novecentas empresas. É um setor de magnitude econômica e social”, explicou.

Fausto ainda explicou como é o funcionamento das seguradoras de saúde e que “o setor que tem mais crescido é a rede verticalizada, com hospitais próprios”. A Prevent Senior é uma rede verticalizada, responsável pelas ações que ocorrerem em suas unidades.

“Esses casos mais escandalosos foram resultado dos interesses daqueles que querem negar a ciência e dos acordos com a política do governo federal, um alinhamento ideológico com o presidente da República, e neste sentido, o que fez o Conselho Federal de Medicina é vergonhoso e cabe um conjunto de responsabilização de todos seus diretores”, disse.

O mito da superioridade do sistema privado, a importância do SUS e a ausência de regulação e controle pela Agência Nacional de Saúde, a necessária criminalização dos responsáveis, verticalização da saúde, gabinete paralelo, manipulação de dados e de atestados de óbito foram comentados no Pauta Brasil. Assista a íntegra do programa aqui.

Sobre o Pauta Brasil

Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com os 66 programas.

`