A pandemia e o isolamento social evidenciaram a falta de qualidade e/ou carência de conectividade à Internet no Brasil, principalmente no mundo rural e nas periferias das cidades, trazendo graves consequências à educação e ao mesmo tempo ampliando o consumo de conteúdos digitais e a realização de negócios online. Tal situação salientou que este deve um setor prioritário para os governos tanto para o desenvolvimento social quanto o econômico, e este será o tema principal do Seminário Conectividade para o Desenvolvimento, que será realizado pela Fundação Perseu Abramo (FPA), por meio do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas do Nordeste (NAPP Nordeste), em parceria com o NAPP Tecnologias de Informação e Comunicação (NAPP TIC).

O evento acontecerá nesta quinta-feira, 23 de setembro, a partir das 18h30 de modo virtual e com transmissão pelo canal do Youtube e Facebook da FPA, reunindo especialistas, gestores públicos e movimentos sociais em uma análise do momento atual e apresentando as iniciativas positivas e novas propostas para os próximos anos nos estados, na Região Nordeste e no Brasil.

O seminário abordará os projetos e planos dos Estados do Nordeste para a ampliação do acesso à conectividade, com destaque às oportunidades para o desenvolvimento e a inclusão social e os novos ambientes de negócios e aplicativos que se descortinam, principalmente as aplicações no agronegócio, na agricultura familiar, nas pequenas e grandes indústrias, surgimento de startups etc.

PARTICIPANTES – A primeira parte do seminário contará com palestras sobre as inovações tecnológicas e as oportunidades que surgem após a chegada da infraestrutura de banda larga/conectividade. A fala inicial será da pesquisadora da Rede de Pesquisa em Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais da UFRJ e da IEBS Business School da Espanha, Maria Lúcia Falcón, ex-presidenta do Incra, secretária do Planejamento de Sergipe e Secretaria Nacional de Planejamento e Investimentos Estratégicos do MPOG.

Na sequência, haverá palestra da jornalista Lia Ribeiro Dias, mestra em Comunicação e Tecnologia, que por mais de 30 anos pesquisou e escreveu sobre os mercados de telecomunicações, tecnologia da informação e internet, tendo sido editora dos portais Tele.Síntese e Wireless Mundi, além de ser fundadora e sócia da Momento Editorial, pela qual dirigiu a revista ARede, voltada à inclusão digital de jovens de baixa renda.

Já no segundo momento do evento, representantes dos Estados apresentarão experiências, planos e projetos governamentais voltados para a ampliação da cobertura de internet nas capitais e nos interiores para a sociedade em geral, empresários, produtores rurais, periferias e comunidades tradicionais.

A mesa temática contará com a participação de José Lassance de Castro, presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, Grinaldo Oliveira, coordenador de Infraestrutura de TI da SECTI/Bahia, e Everton Mira, coordenador de TI&C da SEAD do Rio Grande do Norte.

`