O impacto mundial do Dia da Amazônia, celebrado no último dia 5, foi o tema do programa Pauta Brasil desta quarta-feira, 8 de setembro. Pauta Brasil contou com a participação de Naiara Torres, Anne Karolyne e mediação de Jessica Italoema, diretora da Fundação Perseu Abramo.

Naiara Torres é doutora em ecologia aquática e pesca pela Universidade Federal do Pará e administradora do Jardim Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves. Para ela, o principal no momento são os estudos de impacto ambiental da ação urbana, “com muitos rios da região transformados em esgoto a céu aberto, gerando grandes perdas ambientais”.

Anne Karoline é secretária Nacional de Mulheres do PT e falou sobre as ações do Dia da Amazônia. “É fundamental fortalecer a sociedade para denunciar e encontrar saídas para o que ocorre hoje e quais impactos desses ataques à região”. Ela relembrou as várias ações do governo Bolsonaro contra as populações ribeirinhas e povos das floresta.

Regulação das atividades que produzem impactos no clima, manutenção da vida e das águas, assim como a importância da floresta e a destruição patrocinada pelo governo federal e pelo agronegócio foram discutidos no programa. “A Amazônia não é só importante para o mundo, mas para quem vive nela e a mantém em pé”, disse Anne Karoline, que também apresentou dados sobre a mulheres da região e suas batalhas pela sobrevivência.

Melhorias para a vida do povo da floresta também estão listados como debates importantes a luta pela Amazônia e frear o seu desmatamento, que impacta na qualidade de vida, do ar e das águas. Assista a íntegra do Pauta Brasil aqui.

Pauta Brasil receberá especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates serão realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com todos os 66 programas.

Pauta Brasil: defender a Amazônia e os povos da floresta