A importância da Petrobras para a economia do país e os ataques que vem sofrendo foram o tema do Pauta Brasil desta quarta-feira, 4 de agosto. Para explicar as consequências deste desmonte o programa ouviu Henrique Jaeger e Alexandre Finamori, com mediação de Artur Araújo, da Fundação Perseu Abramo.

Alexandre Finamori é trabalhador da refinaria Gabriel Passos (MG) desde 2006, foi diretor de comunicação da FUP e hoje é coordenador do Sindipetro/MG. Para ele, “a história da Petrobras está ligada à história do nosso país, deveria apontar para o futuro e mostrar para onde iríamos”. Rompimento de barreiras tecnológicas, pré-sal e os interesses de grandes conglomerados para se aproveitarem da empresa foram comentados por Finamori, que também lembrou a ação da Operação Lava Jato contra a Petrobras e a destruição de várias empresas.

O petroleiro defendeu o direito a greve como forma de lutar contra os retrocessos e que a lógica atual da empresa não apresenta projeto de futuro, “além de lucros para acionistas estrangeiros, qual o projeto de país a longo prazo?”, questionou.

Henrique Jaeger é economista, ex-presidente da Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros). Pesquisador do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep). Ele lamentou que o viés atual da empresa não seja o desenvolvimento. “No que se refere à refino, que é sinônimo de integração nacional, podemos ver as propostas de desconstrução, uma volta ao debate dos anos 1950”, explicou.

As vendas de refinarias e todas consequências para produção, distribuição e desenvolvimento interno foram abordadas por Jaeger, que também lamentou as vendas com valores baixos, “realizadas no pior momento do planeta, com as desvalorizações de ativos por causa da pandemia. Foram negócios ruins, em momento ruim”, disse. “É um segmento muito importante, tem um peso muito grande na economia brasileira, e tem capacidade de mobilizar recursos e gerar empregos num momento como este. “É preciso resistir”, falou

Os investimentos dos governos Lula e Dilma, os desmontes promovidos por Bolsonaro, produção (e distribuição) de gás, o ‘passeio do petróleo’ e o ciclo produtivo dos derivados em outros países, a história da Petrobras e novas fontes de energia foram temas do Pauta Brasil.

Assista íntegra do Pauta Brasil aqui

https://www.youtube.com/watch?v=7srk1mSe2Vw

Pauta Brasil receberá especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates serão realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

O novo programa substitui oObserva Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aquie acesse a lista de reprodução com todos os 66 programas.

`