Soberania alimentar será o tema do próximo Pauta Brasil
O programa Pauta Brasil do dia 16 de julho, sexta-feira, será sobre o Brasil e a Soberania Alimentar. O conceito de Soberania Alimentar surgiu por volta da década de 1990 e destaca a importância da autonomia alimentar dos povos, respeitando a cultura e hábitos de cada país, assim como está associado à geração de emprego e a menor dependência das importações e flutuações de preços do mercado exterior.
No Brasil da pandemia e do desgoverno Bolsonaro, soberania alimentar assim como segurança alimentar não são pontos urgentes, tampouco estão no horizonte de alguma política pública atual. Para discutir como enfrentar e reverter o desmonte também nessa área, Pauta Brasil recebe Frei Sergio Goergen, Betta Recine e Islândia Bezerra, com mediação de Artur Henrique, diretor da Fundação Perseu Abramo.
Frei Sergio Goergen é dirigente nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e da Via Campesina – autor de vários estudos sobre o tema.
Betta Recine é graduada em Nutrição pela USP, mestrado em Ciências (Fisiologia Humana) e doutora em Saúde Pública (1999), ambos pela USP. Docente e coordenadora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da UNB. Era presidenta do Consea quando Bolsonaro extinguiu esse Conselho, em janeiro de 2019.
Islândia Bezerra é pesquisadora e professora associada da Faculdade de Nutrição/FANUT da Universidade Federal de Alagoas. Atua como educadora colaboradora na Escola Latino Americana de Agroecologia. Mestrado e doutorado (2010) em Ciências Sociais/PPGCS-UFRN. Pós-doutorado em Ciências e Desenvolvimento Regional na Universidade Autónoma de Chapingo/UACh – México (2013). É membra da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (sócia fundadora – 2016). Atualmente é presidenta da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e também recém eleita para atuar no Colegiado da FANUT/UFAL.
Pauta Brasil receberá especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates serão realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.
O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com todos os 66 programas.