A recuperação das cidades para atender famílias em situação vulnerável e continuar o enfrentamento da pandemia foi o tema do Pauta Brasil nesta segunda-feira, 12 de julho. Para falar sobre suas experiências, foram convidados os prefeitos de dois pequenos municípios de regiões diversas, Ney Novaes e Iris Maria Cruz de Lima, de Professor Jamil (GO) e Apuiarés (CE), respectivamente. A mediação foi de Cezar Alvarez, que integrou a equipe do Gabinete do presidente Lula e foi secretário-executivo do Ministério das Comunicações do governo Dilma.

O prefeito Ney Novaes está em seu terceiro mandato e iniciou o debate apresentando o município de Professor Jamil (GO), que possui 3.390 habitantes, fica próximo de Goiânia e foi emancipado em função da construção BR 153, em 1950. Segundo ele, a economia local é baseada em pequenas propriedades, voltada à produção de leite mas atualmente a cultura da soja está entrando. “Nosso desfio é preparar a cidade para receber as empresas e adquirir área uma área dotada de infraestrutura para atraí-las”.

Disse que os quatro eixos de atuação que nortearam a sua eleição foram a melhoria da infraestrutura urbana, da saúde, a geração de renda e a questão administrativa. Desde sua eleição, t e priorizado asfaltar ruas e canalizar a água das chuvas. Outro compromisso destacado por ele é o de oferecer atendimento médico 24h aos moradores, que atualmente dependem de locais vizinhos no período noturno e nos finais de semana.

“Temos avançado ao instituir um quadro de funcionários comprometido em trabalhar para o município, para dar uma dinâmica melhor à gestão, e também com a valorização dos professores, que passaram a receber salários maiores. Foi ainda realizada uma reforma administrativa, reduzindo de 16 para 5 o número de secretarias para economizar e valorizar cada real a ser investido no município”, relatou .

Sobre os desafios da pandemia, o prefeito disse que a falta de vacinas afeta economia como um todo, com o aumento de preços, da pobreza e a queda dos salários. “Tentamos amenizar com a geração de emprego e renda, com educação, qualificação de mão-de-obra e oferta de emprego à população. A entrada da soja e das novas empresas talvez seja uma saída”, afirmou.

Gestão participativa – Iris Maria Cruz de Lima é primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita no município de Apuiarés (CE), situado situado ao norte cearense, região do semi-árido, a 111km da capital, em local antes ocupado por uma tribo Tapuia que habitava a região. A cidade emancipou-se politicamente há 64 anos e tem população estimada de 14 mil habitantes.

Segundo Iris, Apuiarés tem uma realidade diferente, é maior se comparada a Professor Jamil. Mas assemelha-se quando se trata de uma gestão em município com orçamento pequeno, com o desafio de melhorar a infraestrutura e o desenvolvimento.

Um dos principais pilares de seu mandato é instituir uma gestão participativa. O slogan de sua campanha, Nasce um novo tempo, diz muito sobre isso. “O município teve por 28 anos um único modelo realizado por dois gestores que se revezaram no poder. Agora chegou uma jovem mulher agricultora para ocupar o cargo e implementar uma gestão transparente e comprometida com a população”, afirmou.

Para Iris, esse é um exercício que demonstra que a responsabilidade de fazer a gestão nestes moldes é sua principal tarefa. “Estamos agora construindo Plano Plurianual (PPA), dialogando com lideranças locais e ouvindo a população sobre suas demandas e dificuldades. O plano ainda deve passar pela Câmara para execução no próximo ano.

Medidas como o fortalecimento dos conselhos municipais para controle e participação da população, o investimento em canais de comunicação, para superar o distanciamento criado pelo cenário da pandemia, a ampliação da Ouvidoria são medidas que já estão em curso. “Temos o

Café com a prefeita, um programa de rádio semanal transmitido também pelas redes sociais. E acreditamos que estamos colocando a casa ordem nos primeiros seis meses para que a população perceba que a gestão pode dar bons frutos”, afirmou.

Em relação à Covid-19, Iris disse que o desgoverno Bolsonaro dificulta e desafia gestores municipais e estaduais o tempo todo. Contudo, o governador Camilo Santana (PT-CE) caminha na contramão do governo federal com políticas estaduais que amenizam efeitos da pandemia. E citou exemplos de projetos e programas: bolsas para mototaxistas, isenção de luz e água, vale-gás e diversas políticas que chegaram ao município. “Temos estrutura limitada de saúde, um hospital onde se abriram 10 leitos para atender pacientes que dependiam de internação. Mas tivemos pacientes transferidos para a capital”, relata.

Para conter a contaminação, o município abriu um centro municipal específico de atendimento à Covid. Em relação à fome, apresentou o Programa “Prato Cheio”, uma espécie de auxílio emergencial para compra de alimentos, higiene e limpeza, que aprovado pela Câmara e caminha para execução.

Assista ao programa completo.

`