No dia 30 de junho, das 14 às 16 horas, o NAPP Agrícola/Agrário da Fundação Perseu Abramo realiza o seminário ‘Um novo projeto de reforma agrária para o Brasil’

Frente às dificuldades da atual conjuntura social, econômica e política, pretende-se debater as diretrizes da proposta de um novo projeto de reforma agrária para o Brasil, que venha a integrar o Plano de Governo do Partido dos Trabalhadores para as Eleições Presidenciais de 2022, assumindo o desafio de ampliar o acesso à terra aos trabalhadores sem-terra, mediante a incorporação de novas áreas ao programa de reforma agrária e a consolidação desses espaços como territórios voltados à geração de emprego e renda, mediante a produção de alimentos saudáveis necessários à alimentação da população brasileira, em regime familiar ambientalmente sustentável.

Nesse contexto, o debate se propõe a discutir com a militância partidária e com a sociedade brasileira a importância da agenda de um novo modelo reforma agrária e os instrumentos para sua implementação, dentro da estratégia de reconstrução e transformação do Brasil, assegurando segurança e soberania alimentar, com respeito ao meio ambiente e redução das desigualdades sociais.

Com mediação de Miguel Rossetto, ex-ministro do Desenvolvimento Agrário e do Trabalho e Previdência Social, ex-Vice-Governador do Rio Grande do Sul, Luíza Dulci, Ceres Hadich, José Helder Benatti e Givânia Maria da Silva participam do debate.

Ceres Hadich é mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável. Direção Nacional do MST/Via Campesina.

Luíza Dulci é economista, doutoranda em Ciências Sociais, Desenvolvimento e Agricultura. Coletivo Agrário do PT e NAPP Agrícola/Agrária.

José Helder Benatti é professor titular de Direito Socioambiental da UFPA, foi presidente do Instituto de Terras do Pará (ITERPA).

Givânia Maria da Silva é quilombola. Mestra em Educação e Doutoranda em Sociologia pela UnB. Coordenadora da CONAQ.

O seminário será transmitido ao vivo pelas redes sociais da Fundação Perseu Abramo.

`