No próximo dia 7 de julho, das 14 às 16 horas, o Napp Agrícola e Agrário da Fundação Perseu Abramo realiza o debate sobre Economia do Agronegócio: Crédito e Primarização.

O evento será transmito ao vivo pelas redes e pretende discutir um sistema privado de financiamento para a grande exploração agropecuária e a crítica e reversão da primarização das exportações agrícolas.

Com mediação do deputado federal Elvino Bohn Gass, líder do PT na Câmara dos Deputados, Guilherme Santos Mello, Marcello Britto, Maurício Gonsalves Torres e Luís Carlos Guedes Pinto irão oferecer dados e informações sobre o assunto.

Guilherme Santos Mello é economista, doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Professor do Instituto de Economia da Unicamp e coordenador do programa de pós-graduação em desenvolvimento econômico do IE-Unicamp.

Marcello Britto é engenheiro de alimentos pela Unifeb de Barretos (SP). Possui especializações em Responsabilidade Social e o terceiro setor pela Fundação Instituto de Administração, MBA em Comércio Internacional pela FIA/USP e mestrado em Estratégica de Administração, Ciência e Gestão do Comércio Internacional pelo Instituto de Administração e Economia da Universidade Pierre Mendes em Grenoble – França. Atua no setor de óleos vegetais há mais de 30 anos, tendo atuado por 23 anos como Diretor Executivo da Agropalma e em 2019 assumiu o cargo de presidente do conselho diretor da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio e também é co-facilitador da Coalizão Clima, Floresta e Agricultura.

Maurício Gonsalves Torres é mestre e doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, com pesquisas sobre conflitos territoriais envolvendo povos e comunidades tradicionais na Amazônia. Professor do Instituto de Agriculturas Amazônicas (Ineaf), da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Luís Carlos Guedes Pinto é engenheiro agrônomo, professor titular de Economia Agrícola da Unicamp, ex Ministro da Agricultura (2006/2007), Presidente da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab (2003/2004), Vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil (2007/2011), Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo (1983), Diretor Geral do Grupo Segurador Banco do Brasil/Mapfre (2011/2014), Pró-reitor de Desenvolvimento Universitário da Unicamp (1998/2001) e consultor da Fundação Getúlio Vargas (2014/2017) entre outras funções.

Acompanhe ao vivo pelas páginas da Fundação Perseu Abramo.

`