Desafios da gestão municipal: atuar no agora e construir o futuro
O programa desta segunda-feira, dia 14 de junho, começou festejando a indicação de três jornalistas do Brasil247 ao Prêmio Comunique-se 2021. Leonardo Attuch, indicado na categoria jornalista empreendedor, Tereza Cruvinel como melhor colunista de opinião e Joaquim Carvalho, como melhor repórter. A Fundação Perseu Abramo convida a todos a participarem desta eleição, votando aqui.
Pauta Brasil ouviu os prefeitos de Currais Novos (RN), Odon Oliveira de Souza Júnior, e de São Leopoldo (RS), Ary Vanazzi, que com mediação de Inês Magalhães, falaram sobre os desafios postos para as prefeituras na atual conjuntura.
Inês Magalhães é consultora em políticas públicas de Habitação, ex-secretária Nacional de Habitação, atualmente integra o NAPP Cidades, e conduziu o programa a partir dos “desafios dos prefeitos que assumem no contexto mais adverso da história da República, além do golpe e desmonte das políticas públicas, a pandemia também é um elemento a mais”, disse.
Odon Oliveira contou as ações de sua gestão para conter o fluxo de pessoas e diminuir as internações e óbitos. O prefeito está preocupado com a grande ocupação dos leitos não só em sua cidade, mas nas vizinhas também. “Houve uma queda do número de casos, e vai diminuir ainda. Mas o ambiente é muito desafiador para quem está na gestão pública sem o apoio devido do governo federal”, disse.
Souza Júnior cobrou a necessidade do Auxílio Emergencial, falou sobre o desemprego que cresce e que as medidas de restrição são necessárias. “Os prefeitos do PT estão no caminho certo, têm tomado as medidas adequadas na pandemia. Mas temos um presidente negacionista que afeta diretamente o pensamento da população, que sofre com a falta do amparo”, falou.
Ary Vanazzi também preside a Associação Brasileira de Municípios (ABM). Falou sobre a desconstrução das políticas públicas e suas implicações. “Hoje podemos dizer que acertamos na defesa da vida, na aposta na ciência. O desafio do futuro é termos governo federal. Não temos governo hoje, um projeto de país. Há um projeto de destruição do país”.
O prefeito defendeu que precisamos “descobrir como recuperar o tempo perdido, as aulas não dadas, o atendimento das famílias. Não tem conserto se não tiver uma sinergia. Re-coordenar a sociedade por temas, saúde, educação, tecnologia, e reconstruir o debate democrático”.
Ary acredita que será preciso começar de novo e “nosso programa precisa apontar solução para esses setores novos que surgiram a partir da reforma trabalhista, dialogar com os entregadores, os motoristas de aplicativos”, por exemplo.
O modo petista de governar, participação popular, as ações que visam as transformações sociais, e a volta do Brasil ao século passado em termos econômicos e de desigualdade, além da pandemia e a reforma tributária, foram também discutidos no programa.
Assista a íntegra do programa aqui.
Pauta Brasil receberá especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates serão realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.
O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com todos os 66 programas.