O direito à comunicação e o acesso democrático à internet são temas da atualidade. E com a pandemia, ficou explícita a desigualdade no acesso à internet. As dificuldades para alunos de escolas públicas, por exemplo, se evidenciaram com a Covid-19 e as aulas remotas. Os grandes conglomerados nunca estiveram muito preocupados com a democracia do acesso. E há as pequenas e médias empresas que fornecem serviços de conexão à internet competindo e sendo opção mais acessível.

O programa Pauta Brasil desta sexta-feira, 4 de junho será sobre a horizontalização e democratização do acesso às redes. Com mediação de Sergio Rosa, Aníbal Diniz e Cristiane Sanches irão falar sobre como esse debate pode avançar e quais ações são necessárias para reverter mais uma desigualdade nacional.

Aníbal Diniz é graduado em História pela UFAC. Atuou no jornalismo (1984- 1992), foi assessor de comunicação da Prefeitura de Rio Branco (1993-1996), secretário de comunicação do Governo do Acre (1999-2010), senador pelo PT-AC (2011 e 2014, quando foi relator pela Comissão de Ciência e Tecnologia - CCT da avaliação do Plano Nacional de Banda Larga - PNBL) e conselheiro da Anatel (2015 – 2019). Como conselheiro da Anatel, foi relator, entre outras matérias, da revisão do Plano Geral de Metas de Competição - PGMC e do Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações - PERT, de grande importância para o fortalecimento da competitividade no setor de telecomunicações.

Cristiane Sanches de Souza Corrêa tem graduação em Direito pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (2002), especialização em Direito Empresarial pela USP e mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Tem experiência acadêmica na área de Ciência Política, com ênfase em Economia Política Internacional, e atuação profissional em política regulatória de telecomunicações e tributação. É diretora jurídica da Netserv e concentra as funções de gestão de sistemas e infraestrutura. Em 2017, foi eleita diretora jurídica da Abrint - Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações e desempenhou diversas frentes de trabalho em advocacy e regulação do setor. A partir de 2021, voltou a ser membro do Conselho de Administração da Abrint e integra, a partir de lista tríplice, o Conselho Consultivo da Anatel para mandato de 2 anos. Representa institucionalmente o mercado em diversos fóruns nacionais e internacionais.

Sergio Rosa é profissional de Tecnologia da Informação, tendo sido diretor do Proderj, Serpro, Cobra e IRB.

Pauta Brasil receberá especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates serão realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com todos os 66 programas.