Desafios das prefeituras para enfrentar a pandemia e o desmonte do governo Bolsonaro
Na próxima segunda-feira, 31 de maio, o programa Pauta Brasil irá discutir temas relacionados à gestão municipal. Em plena pandemia, o Brasil realizou as eleições do ano passado e as gestões tomaram posse com um grande problema a mais: a Covid-19 e o sucateamento promovido pelo governo federal.
Com mediação de Joaquim Soriano, secretário de Assuntos Institucionais da Executiva Nacional do PT, as prefeitas Margarida Salomão e Moema Gramacho irão abordar os principais problemas em suas cidades, compartilhar experiências de gestão bem sucedidas e quais têm sido as maiores dificuldades e desafios.
O enfrentamento da pandemia soma-se às demais demandas a serem respondidas pelas gestões municipais. A crise econômica promovida por Paulo Guedes e Bolsonaro e os ataques aos serviços públicos essenciais são vividos de forma real nas cidades, que por meio de gestões democráticas oferecem saídas e soluções para a população.
Margarida Salomão (PT-MG) é linguista e professora universitária. Foi reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por dois mandatos consecutivos, entre 1998 e 2006, e deputada federal pelo PT de Minas Gerais entre 2013 e 2020. Na Câmara, foi autora da Emenda Constitucional da Inovação, que assegura a pesquisa e a inovação tecnológicas como assuntos prioritários de Estado e coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Federais. É prefeita de Juiz de Fora desde janeiro de 2021.
Moema Gramacho é prefeita de Lauro de Freitas (BA) e está em seu quarto mandato, foi deputada estadual e federal. É vice-presidenta da Frente Nacional de Prefeitos, presidenta do Conselho deliberativo da ABN e presidenta do Consórcio Público de Saúde Metro Recôncavo Norte.
Pauta Brasil receberá especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates serão realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.
O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com todos os 66 programas.