A edição nº 11 da revista Focus Brasil (clique aqui para acessar) destaca a operação da Polícia Federal contra o ministro do Meio Ambiente que é acusado de favorecer a exportação ilegal de madeira oriunda da floresta amazônica. Seria o início de alguma esperança para o sistema de gestão do meio ambiente que vem sendo sistematicamente atacado? Vale reler a entrevista da ex-ministra Izabella Teixeira, publicada na edição º 9 da Focus Brasil.

Além do meio ambiente, a edição nº 11 da revista publica entrevista com o ex-deputado e futuro filiado ao Partido dos Trabalhadores Jean Wyllys. Ele declarou à revista que já está na campanha de Lula para 2022 e que considera o ex-presidente como o centro da política brasileira. Jean Wyllys afirma que traz consigo cobranças e a esperança de que o passado seja esclarecido e novos sonhos possam ser construídos. Além disso, ele analisa o governo Bolsonaro e a figura do atual presidente da República.

No editorial, Aloizio Mercadante critica o estrago que Bolsonaro e Salles vêm causando na Amazônia. Sobre a covardia dos ataques de garimpeiros contra povos indígenas, o deputado federal Nilto Tatto publica artigo em que aponta o governo Bolsonaro como cúmplice da covardia. O líder do PT na Câmara, Elvino Bohn Gass, apresenta texto criticando a política ambiental de Jair Bolsonaro.

A revista Focus Brasil desta semana traz também a cobertura completa da CPI da Covid e o pesquisador André Calixtre publica ótimo artigo sobre a situação do Brasil na pandemia em relação ao resto do mundo. Além disso, a Focus informa sobre os planos de Carlos Bolsonaro para espionagem digital.

A entrevista do ex-presidente Lula à revista francesa Paris Match também está na 11ª edição da Focus Brasil que apresenta o papel de Lula no cenário global e uma rápida conversa com o diretor do Vox Populi, Marcos Coimbra, sobre as últimas pesquisas eleitorais.

A possibilidade de venda da Eletrobrás, aprovada pela Câmara dos deputados é o tema de mais uma reportagem desta edição. A chacina na favela do Jacarezinho continua a ser lembrada, dessa vez, em artigo assinado pelo advogado e ex-parlamentar Wadih Damous. Também é assunto na revista o aumento do desemprego, da desigualdade social e a política externa brasileira que deixou de ser agregadora e passou a isolar o Brasil, transformando o país num pária internacional.

A edição nº 11 da revista traz ainda notícias sobre as eleições da Constituinte chilena e uma análise feita pelo ex-embaixador do Chile no Brasil, Álvaro Diaz.

`