Quero saudar todos e todas que estão acompanhando essa comemoração pelos 25 anos da Fundação Perseu Abramo.

Quando o PT teve a possibilidade de criar a sua fundação, viável a partir da criação do Fundo Partidário, a tarefa de traçar os contornos desse novo projeto do partido coube a Perseu Abramo – que tudo que pegava para fazer virava questão prioritária. Uma representação da ética, da seriedade, do compromisso histórico. Poucos tinham sua capacidade de trabalho e dedicação. Mas Perseu nos deixou antes de ver sua obra inaugurada.

E a Fundação se consolidou ao longo desses anos com a contribuição de muitos companheiros e companheiras, entre os quais não posso deixar mencionar a valorosa Zilah Abramo, além de suas filhas Laís, Helena e Bia Abramo, que seguem colaborando.

A Fundação Perseu Abramo tornou-se referência e um veículo de expressão da intelectualidade do campo progressista, que procurou e deve seguir buscando estar na fronteira do pensamento crítico. Lembro da dedicação de Antonio Candido e Paul Singer quando sugeri que realizassem com o partido um ciclo de discussão sobre socialismo.

A preocupação com a memória do PT e da luta dos trabalhadores está contemplada pela Fundação no projeto do nosso inesquecível Marco Aurélio Garcia, o Centro Sérgio Buarque de Holanda de Documentação e Memória.

Em 2007, a Fundação abrigou a Escola Nacional de Formação do PT e depois passou a realizar cursos de políticas públicas que tinham como público quadros dos nossos governos.

Temos tido extraordinárias experiências de formação nestes tempos sombrios de pandemia, que permitem aos militantes do partido e dos movimentos sociais aprimorarem seus conhecimentos e estarem cada vez mais preparados para os imensos desafios que temos pela frente.

A Fundação contribuiu para a defesa do legado dos governos do PT e tem contribuído para elaboração de programas de governo em todas as esferas da federação. Hoje, por meio dos Núcleos de Acompanhamento de Políticas Públicas (Napps), elaborou o Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil, junto com o PT Nacional, que é uma referência fundamental para as lutas do partido e para as propostas apresentadas para as bancadas parlamentares do PT no Congresso Nacional, como o Auxílio Emergencial, alternativas para o teto de gastos, a reforma tributária justa, sustentável e solidária, o fim da Lei de Segurança Nacional e novas medidas legais para a defesa do Estado democrático de direito.

Sua produção editorial é referência para o partido e a programação de seminários e ciclos de discussões também tem sido fundamental neste período.

A Fundação Perseu Abramo, do Partido dos Trabalhadores, tem cumprido papel fundamental no caminho para a transformação do Brasil em um país mais justo, solidário, soberano, democrático e socialista.

Agradeço a presidenta de honra do conselho Curador Dilma Rousseff, ao presidente do Conselho, Fernando Haddad, e ao presidente da Fundação, companheiro Aloizio Mercadante, pelo importante e estratégico trabalho que realizam e, em nome deles, a todos os companheiros e companheiras que contribuíram para a consolidação desse projeto.

Lula

`