Curso PLP Mulheres Pretas forma primeira turma em 29 de abril
O Curso de Promotoras Legais Populares Mulheres Pretas se Aquilombando e se Empoderando para todos os Enfrentamentos e Afrontamentos de 2021 é organizado pela Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência.
Se iniciou em janeiro de 2021 e vai até dezembro e trata-se de projeto de construção e resgate da cidadania, a partir de particularidades como sexo, raça/etnia, orientação sexual, direitos das mulheres e direitos humanos. São três núcleos de formação, cada qual com duração de três meses, formando no total 150 jovens e mulheres negras, com aulas duas vezes por semana.
A primeira turma se forma no dia 29 de abril. Cinquenta alunas se tornarão promotoras legais populares, e a partir daí aptas para formarem novos núcleos das PLPS em suas comunidades, territórios e cidades. Durante o curso, que é totalmente gratuito, as aulas são com especialistas nas temáticas abordadas, profissionais de direito e em alguns temas acompanhados das áreas da saúde, social, comunicação e dos movimentos feminista e popular, o que proporciona uma formação com conteúdo e informação. O diferencial do curso, todas as facilitadoras são mulheres negras, é um curso de mulheres negras para mulheres negras.
O encerramento desta turma do curso terá atividade online com participações de Yá Lourdes Liéje, Lindinalva de Paula, Cecilia Moreno, Paola Miguel, Silvana Veríssimo, Eleonora Menicucci e Vivian Farias.
Yá Lourdes Liéje é microempresaria, gestora de pessoas, psicopedagoga, Promotora Legal Popular, Conselheira Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra. Coordenadora Municipal MNU.
Lindinalva de Paula é gestora de Políticas Públicas – Rede de Mulheres Negras da Bahia.
Cecilia Moreno é socióloga, Fundadora e diretora do Centro da Mulher Panamenha (CEMP).
Eleonora Menicucci é professora da Unifesp e ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres.
Paola Miguel é vereadora em Campinas (SP).
Silvana Veríssimo é da Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência.
Vivian Farias é diretora da Fundação Perseu Abramo.
A atividade de encerramento da turma acontece às 19 horas e terá transmissão pelas páginas do Facebook e Youtube da Fundação Perseu Abramo.