A organização Sampa Mundi lança nesta quinta-feira (15/4), às 20h, uma edição tripla de sua revista sobre Mulheres em movimento na Zona Sul. O evento, que terá a participação de autoras da publicação, será transmitido ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no Youtube e terá interpretação em libras. A edição foi produzida com apoio do Reconexão Periferias, por meio de chamada de projetos realizada em 2020, e conta com o apoio da Friedrich Ebert Stiftung Brasil.

As mulheres que vivem nas periferias da cidade de São Paulo têm sido, desde sempre, protagonistas da construção e preservação de espaços fundamentais para os territórios. Mobilizando seus saberes, muitas vezes sem fazer alarde, principalmente as mais velhas cumprem papel fundamental na conexão das comunidades com aspectos essenciais das ancestralidades que marcam a história das regiões. É muito comum que essas mulheres não sejam ouvidas. Com isso, trajetórias reveladoras de percursos fundamentais, práticas culturais que sobreviveram e foram reinventadas em processos de migração, de deslocamentos dentro da própria cidade, se perdem, são invisibilizadas pela ausência de escuta.

Atualmente tem sido possível identificar importantes ações orientadas para a escuta dessas mulheres, um movimento que dá atenção a diversos aspectos da vida dessas pessoas e que, de modo geral, elege alguma dimensão da memória e prioriza a escuta. É disso que falam os textos da revista.

Serviço:

Lançamento da revista Mulheres em Movimento na Zona Sul

Quinta-feira, 15 de abril, às 20h, no canal do Youtube da Fundação Perseu Abramo

Realização: Sampa Mundi

Apoio: Friedrich Ebert Stiftung e Fundação Perseu Abramo/ReconexãoPeriferias

Parceria: Aruanda Mundi, Fio de Contas e Muvilab

Sampa Mundi lança revista 'Mulheres em movimento na Zona Sul'