Haddad promete ser ‘embaixador’ de livro do Reconexão Periferias
“Este livro é muito precioso, é um trabalho muito importante. Fiquei muito motivado pelos depoimentos que ouvi aqui, acho que temos em mãos um conjunto de subsídios para ajudar a construir uma nova etapa de desenvolvimento social no Brasil, um movimento que não vai repetir o que já foi feito, mas fazer mais, fazer diferente. Uma transformação social 4.0. Já vou sair dessa reunião divulgando esse livro e querendo fazer debates a partir dele”, afirmou Fernando Haddad ao final de encontro virtual que reuniu um grupo de autores de “Cultura Política nas Periferias: Estratégias de Reexistência”, na noite da última segunda-feira, 5 de abril.
O professor Haddad, ex-ministro da Educação, ex-prefeito de São Paulo e candidato a presidente do Brasil pelo PT em 2018, ouviu relatos breves, em torno de três minutos cada, que além de resumirem os artigos que compõem o livro, destacaram aspectos dos dias que correm nas periferias brasileiras. Chamou a atenção, durante o encontro, que projeções de um futuro melhor prevaleceram sobre diagnósticos ou críticas das mazelas em que o país está enredado.
Haddad se propôs a apresentar a obra e seus autores ao ex-presidente Lula. Quem participava da reunião vibrou.
“Cultura Política nas Periferias: Estratégias de Reexistência” é uma iniciativa do projeto Reconexão Periferias, da Fundação Perseu Abramo. Lançado oficialmente em 29 de março, tem sido objeto de debates em universidades – alguns de seus autores e autoras são professores e pesquisadores – e em encontros promovidos pelos colaboradores do trabalho, que foi coordenado por Ana Lucia Silva Souza, a Analu.
O livro pode ser baixado aqui.