O Coletivo Ponta de Lança, de Manaus, promove a estreia oficial do filme de curta-metragem “Relatos de uma Pandemia nas Periferias Amazônicas”, produzido pelas jovens mulheres que compõe o coletivo e estrelado pelos moradores dos territórios periféricos urbanos e rurais da capital amazonense. Nesta quarta, 31 de março, a produção será exibida em encontro virtual, acompanhada de debate, a partir das 16h30. Nos próximos dias, o curta chegará às redes sociais.

É uma grande notícia. O curta-metragem, para além de suas qualidades, é um documento visual que representa outro marco na trajetória deste coletivo, formado por jovens mulheres, que surgiu em 2018 movido principalmente pelo desejo de luta e resistência ao que poderia ocorrer para o território e para todo o país a partir daquele ano – e que acabaria se confirmando. Da organização de manifestações, o coletivo vai se estruturando como elemento de representação das comunidades e, com a chegada da pandemia, ampliou-se para uma ação permanente de solidariedade e formação política.

O Ponta de Lança é um dos selecionados pela chamada pública do projeto Reconexão Periferias, aberta em meados de 2020 para prestar apoio a projetos de coletivos de todas as regiões do Brasil, em parceria com a Fundação Friedrich Ebert.

Créditos: Ponta de Lança

 

O curta “Relatos de uma Pandemia nas Periferias Amazônicas” é resultado também de um projeto criado pelo grupo para formar artistas e comunicadores visuais – desde as técnicas de coleta de informações, entrevistas, gravação e edição. Esse investimento na área de comunicação inclui o uso das redes sociais como frente de disputa da opinião pública.

Além do curta que é lançado hoje, o Ponta de Lança já produziu outros audiovisuais e reportagens. O lançamento do curta e uma parte das outras produções podem ser vistas no Instagram do coletivo (assista no canal do Instagram e no canal do Youtube)

Assista a seguir entrevista com Raquel Cardoso, uma das lideranças do Ponta de Lança:

 

 

`